Neste espaço você obtém informações complementares dos nossos artigos sobre projetos de construção. Escreva na seção de comentários e os Arquitetos da Felicidade responderão o mais rápido possível

Uma dica: para que nossa equipe possa esclarecer as dúvidas, quando for postar, além do nome e do email, mencione no texto:

Localidade do imóvel 
(ao menos o bairro onde se encontra)
Características básicas: 
(p.ex: apartamento cobertura com 150 m²)
Descrição da sua dúvida:

Dúvidas? Consulte nossa Política Geral de Conteúdo, Segurança e Privacidade

Artigos típicos deste fórum:

14 comentários sobre “Construção e Reforma

  1. Boa tarde, Arquitetos da felicidade! Moro num prédio de três andares, sem elevador, no Centro do Rio e penso em fazer uma varanda de 6 metros quadrados na área de ventilação do edifício, porém sem prejudicar a iluminação e ventilação dos apts inferiores – moro no 3 andar. Três outros apartamentos já fizeram esta construção (aprovada na convenção do Condomínio) e conseguiram regularizar no período da Mais Valia – até 6 de novembro de 2015. Eu perdi o prazo e gostaria de saber se eu conseguiria regularizar a obra mesmo após o prazo estendido e já findado da Mais Valia, mesmo não tendo aberto processo e nem começado a obra ainda? Caso eu faça a obra, que riscos eu posso sofrer?

    1. Olá, Leonardo! Obrigado pela sua mensagem.
      É bom esclarecer algumas coisas: a Mais Valia é uma regularização que visa acrescentar na sua matrícula de IPTU oa regularização de um acréscimo feito além do permitido pela legislação urbana.
      Você perdeu o prazo da mais valia, portanto não poderá obter estes benefícios de ter este acréscimo no seu IPTU. Isto pode gerar problema? Sim e Não.
      O que você precisa definir qual é o seu objetivo imediato com a obra. Se a obra é para usufruto e você não pretende vender o imóvel nos próximos 5 anos (caso a prefeitura decida reabrir o prazo da lei), você poderá fazer a obra e aguardar mais na frente a sua regularização no IPTU. Para isso é preciso que a obra tenha um arquiteto responsável, com a assinatura do CAU, que a obra seja autorizada pelo síndico, cumprindo todas as normas internas.
      Entretanto, toda obra que você faz agora e tenta regularizar mais na frente há sempre um risco envolvido de denúncia e embargo, por não haver previsão na lei atual. Como há precedentes no seu prédio, convém que se faça um acordo entre os vizinhos e o síndico para chegar num consenso para evitar transtornos. Sugiro ainda que você possa ir à prefeitura e mostrar a previsão da convenção do condomínio, numa audiência técnica com o arquiteto da prefeitura, que tira as dúvidas dos proprietários que ainda não fizeram obra. A Gerencia de Licenciamento e Fiscalização do Centro, que fica na Rua República do Líbano, dispõe um arquiteto de plantão nas 2as e 4as, das 14h as 17h, por ordem de chegada.
      Espero ter ajudado. Felicidades 😉

  2. Olá moro em uma comunidade em santa Teresa rio de Janeiro ocorre que bati minha laje que vem a ser a laje do terceiro andar , eu levantei duas colunas do lado de fora vindaas do chão porque queria construir um quarto em cima de 3 por 3 e o restante da laje de varanda
    Eu posso fazer isso?/existe alguma.lei que me impeça? Qual procedimento devo ter? Desde já agradeço

    1. Olá, Gustavo! Se você mora em comunidade reconhecida e se sua propriedade está registrada no registro de imóveis, você pode se dirigir a Coordenação de Programas em Áreas de Interesse Social da Prefeitura do RJ. Fica no Centro Administrativo São Sebastião (Prédio do Piranhão), 10º andar, sala 1003. Lá você pode ver exatamente os procedimentos que o proprietário deve saber para regularizar sua construção, se for viável. Obrigado pela visita. Felicidades 😉

  3. Olá, Pessoal,
    meus pais moram num prédio tipo casa, de dois andares, com apenas 4 apartamentos. Havia um único hidrômetro para todos os moradores. No entanto, alguns começaram a solicitar hidrômetros individuais. Assim, para meu apartamento que teria duas famílias, gostaria de saber como colocar 2 hidrômetros, para que , assim, possa já deixar a conta de água separada para cada família
    Alias, i no site da cedae que precisamos envia um CROQUO de instalação. Isto é obrigatório, Como se faz esta croqui, onde se pode conseguir um ?
    Obrigado a todos e agradeço a colaboração, pois algumas informações aqui foram muito uteis.
    att.
    Matos

  4. Olá arquitetos da felicidade…

    Bom, não vou deixar localização porque é dúvida de um projeto futuro, estamos procurando o melhor terreno no melhor local.

    Minha questão é: Temos (nós, clientes) autonomia para desenvolvimento do projeto junto ao profissional? Digo isto porque temos um esboço de uma planta do projeto em mente.
    O serviço que o arquiteto teria é de auxiliar nas questões técnicas, com base no modelo que criamos, além é claro, de fazer o devido acompanhamento da construção e auxiliar na legalização.

    O projeto trata-se de uma casa do tipo “dome”, cúpula, já pesquisamos diversas alternativas de como construir, e é o que queremos. Meu “medo” é de que, como não é um projeto muito comum principalmente no Brasil que continuamos na clássica alvenaria sem muitas novidades, nenhum profissional aceite esse “desafio” e nosso sonho, digamos assim, não saia do papel (afinal, sem um profissional o risco, em vários sentidos, de construir algo assim é bem maior que projetos comuns).

    Muito obrigado, até.

    1. Olá, Elias! Obrigado pela visita.
      O papel de um arquiteto é dar total respaldo técnico, funcional e estético as sugestões e referências de projeto do cliente. Fazendo um paralelo, é como um preara vestido de casamento dos sonhos de uma noiva, onde o arquiteto é como um costureiro que vai fazendo os ajustes e moldando conforme o corpo da noiva/cliente. Um projeto se faz a muitas mãos e é nosso dever dialogar, ouvir e se fazer ouvir. Recomendo fortemente que busque um profissional. Se puder ser a gente, melhor ainda! 😉

  5. boa tarde , arquitetos de plantão(felicidade), muito bom a assistência que estão dando ao consumidor nesta área, por este motivo com segurança pergunto, temos uma casa 2º andar , construída a mas de dez anos sem habite-se, é um imóvel grande , mas fizemos tbm por ser uma área de enchentes e minha mãe ficava muito sozinha, portanto, fizemos com ajuda de um corretor amigo de um amigo, e ele fez com um arquiteto a planta das casas , todas juntas , de um mesmo quintal(25.00/12.50) são 4 casas, sendo que 2 atrás(fundos) não nos pertence ,e na época que fizemos eramos todos de uma só família e ele assim fez, numa só planta, que não sei se é viável, as da frente baixo (1º andar) era de minha mãe e ela vendeu, ficamos com o andar de cima, ao qual não temos o habite-se, a casa de baixo já esta com doc. certinho e só o registro q, falta , e temos a entrada p/ tal. bom como devemos fazer p/ tirar algum doc. deste imóvel , estou um tanto preocupada com isso …sem mais ou precisando de mais alguma informação e só perguntar. obrigado.

    1. Olá, Valéria! Obrigado pelo contato.
      Provavelmente você deverá proceder a obtenção do habite-se de todas as unidades construídas no lote registrado ao mesmo tempo, mesmo que a posse das outras casas não sejam do responsável pelo terreno. Recomendo verificar junto à gerência de licenciamento e fiscalização do seu bairro para obter as informações referente à viabilidade de legalização de todas as unidades. Caso eles solicitem uma planta de arquitetura, agende uma vista e faremos seu orçamento.
      Felicidades 😉

  6. Olá boa noite! Tenho um apartamento financiado pela caixa de 3/4 e fechei uma porta e abri outra para o quarto de casal para ampliar, assim ficou 2/4 depois coloquei o imóvel a venda e a caixa não quis financiar porque fiz essas modificações, como devo proceder agora para que a caixa possa financiar o imóvel para o outro comprador?

    Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s