Blog

Enfrente a crise com a conversão de espaços em coworking

É sabido que a crise econômica vivida no Brasil é considerada a mais profunda que se tem notícia.  O país tenta reagir, revendo pilares do mercado convencional. As atividades produtivas estão em grande transformação e serão cada vez mais impulsionadas a estabelecer novas configurações, mais flexíveis e mais competitivas (para o bem e para o mal), com a reforma das leis de terceirização, da reforma da previdência e trabalhista, o que desenha um cenário futuro bastante diferente, ao qual as empresas precisarão se ajustar para otimizar seus custos.

Mas no cenário atual, muitos empresários tem encontrado dificuldade de manterem sua estrutura física de negócios e assumirem estes custos sem um capital de giro sustentável. Prova disso é que o índice de fechamento de lojas no Estado do Rio aumentou 31% no mês de janeiro de 2017, em comparação com o mesmo período do ano passado, o que significa em números absolutos, mais de 700 lojas.

Por isso, se você é empresário e está precisando fazer algo para sua sobrevivência, a opção de conversão de espaços em coworking surge como alternativa para aumento de produtividade da sua empresa e de faturamento com espaços subutilizados.

O que é um espaço de coworking?

Coworking em tradução livre, pode significar “trabalho colaborativo”. Mas em regras gerais, significa um arranjo produtivo de empresas de pequeno porte, não necessáriamente do mesmo segmento de negócios, que se unem para compartilhar um mesmo espaço físico para suas atividades.

Embora possa parecer uma união para rateio de uma sala, não é só isso. Coworking implica também em um ambiente mais preparado para compartilhamento de atividades de back-office completo (secretariado, administração, TI, serviços de entrega, etc.) e para parcerias de projetos em conjunto no mesmo espaço, num ambiente que favoreça o brainstorming e a inovação.

Por exemplo: escritórios de advocacia podem se reunir com contadores, analistas de mídia digital, marketing, engenheiros e arquitetos para compartilhar clientes e oferecerem um conjunto completo de serviços e de prospecção de novos negócios, tudo isso num mesmo lugar.

O coworking apresenta uma vantagem competitiva importantíssima para quem está iniciando sua vida no empreendedorismo ou como prestadores de serviços terceirizados, com uma estrutura enxuta e independente.

Como converter meu espaço em coworking?

Com as características explicadas acima, você pode perceber que não é só mudar o layout para dar certo. Por isso vamos colocar alguns exemplos de espaços coworking para você compreender.

Espaços coworking em restaurantes

spacious-5

Se você possui um restaurante e está com dificuldades para atrair consumidores para o seu negócio, pense em aproveitar uma parte da sua área construída para adaptar um coworking. Desta forma, o restaurante, que já dispõe  de estrutura de cozinha e café, pode passar a atender ao trabalhadores integrados ao espaço e permite uma fidelização do cliente no número de refeições servidas por dia nos horários fora de ponta.

Espaços coworking em salas comerciais

coworking-consolac387c383o

Se você possui uma sala espaçosa ou tem um espaço ocioso devido a redução de quadro de pessoal, mas está necessitando de ajuda no rateio dos custos de manutenção da sala, pense em um projeto de layout de forma a aproveitar a sala para adaptar um coworking. Além do espaço físico de cadeiras, mesas e salas de reunião, a conversão implica também ao proprietário do espaço na revisão dos custos operacionais de administrativo, atendimento por telefone, cozinha e infraestrutura de TI.

Síndicos de edifícios com vacância em excesso de salas podem se beneficiar ao incentivar este tipo de conversão e aumentar a arrecadação das taxas condominiais.

Espaços coworking em condomínios residenciais

escritoriodeadvocacia-marquesbusiness-jerry

Condomínios residenciais podem também utilizar este recurso de conversão de espaços em coworking para conseguir uma receita extra entre os próprios moradores empreendedores. Algumas construtoras já dispõem de espaços de trabalho como um diferencial ao trabalho home office.

Espaços ociosos nos prédios, em geral os mais antigos que possuem uma área administrativa grande, do tempo em que não havia a terceirização da atividade ou espaço subutilizados, podem ser adaptados para receber a infra necessária para oferecer o serviço.

Espaços coworking em casa

apartamento_240814

O coworking em casa depende necessariamente de um alvará municipal de funcionamento e, em caso de prédios, da anuência do síndico para a atividade em unidade residencial. Caso você seja proprietário de um imóvel residencial e que, por conta da crise, está com dificuldades de alugar ou vender o imóvel, a conversão de espaços em coworking com atividades de baixo impacto de visitantes, pode ser uma alternativa interessante.

Confira também

DÚVIDAS?

Clique no botão e acesse a seção de tira-dúvidas

Como agendar o atendimento presencial gratuito

regularização de obra arquiteto mais barato em conta rio de janeiro atendimento

O atendimento presencial é direcionado todos aqueles que estão interessados receber uma cotação dos Arquitetos da Felicidade e desejam ter preço de referência para ter seu projeto mais em conta.

Para entender como funciona, siga o exemplo da historinha abaixo:

Continuar lendo Como agendar o atendimento presencial gratuito

O que você precisa saber sobre obra sem licença

Obra sem licença iptu 2016 prefeitura rio de janeiro demolição

O ano começou e você já deve ter recebido o seu carnê do IPTU 2016 da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

No entanto queremos fazer três perguntas importantes para verificar se o seu IPTU 2016 está correto:

  1. Você fez alguma obra de construção ou reforma na sua residência que gerou uma modificação ou acréscimo da área construída?
  2. Demoliu uma parte da residência que tenha reduzido a área construída? 
  3. A área construída atual está diferente da área consta no seu carnê de IPTU?

Caso alguma desta respostas, isto significa que seu imóvel pode ter passado por alguma obra sem licença de obras na Prefeitura; ou então até chegou-se a dar entrada na licença, mas o processo pode ter ficado pelo caminho sem conclusão.

Sendo assim, queremos dar algumas informações para que você possa perceber que este é um assunto muito sério! 

Este folder abaixo explica em linhas gerais os pontos mais importantes para você ficar atento.

folder

ATENÇÃO!

  • A legalização da obra é feita somente em propriedades que possuem escritura registrada no Cartório do Registro de Imóveis no nome do atual proprietário.
  • A legalização de propriedades sem escritura deve ser feita por um advogado especializado em processos de regularização fundiária, que pode analisar caso a caso a ação judicial a ser movida.
  • O processo de regularização pela Mais Valia para obras em desacordo com as normas de construção foi encerrado no dia 06 de novembro de 2015 na cidade do Rio de Janeiro. Em Duque de Caxias, o prazo foi encerrado no dia 19 de dezembro de 2015. Entretanto, a regularização convencional continua sendo feita!

Confira também

DÚVIDAS?

Clique no botão e acesse a seção de tira-dúvidas

Do início ao fim: 8 passos que um projeto de construção deve seguir (e uma dica extra)

Que bom que você veio aqui! Seja bem vindo!

Está em dúvida se deve contratar um arquiteto para construir a sua tão sonhada casa? Tem dúvidas sobre qual o momento ideal de pedir um orçamento? Pois este artigo quer te dar uma mãozinha para sua tomada de decisão. Com base na nossa experiência em projetos residenciais, aprendemos algumas coisas na prática e que você precisa ter clareza para fazer um planejamento seguro e uma escolha responsável.

Estas informações tem como base nossos projetos que fazemos na cidade do Rio de Janeiro. Pode ser que alguns prazos e etapas variem bastante, dependendo das características específicas do local, mas o processo como um todo deve obedecer estes passos, que influenciam diretamente no preço e na produtividade de cada equipe. Acompanhe abaixo:

Leia também

Continuar lendo Do início ao fim: 8 passos que um projeto de construção deve seguir (e uma dica extra)

Para quê legalizar um imóvel ou uma obra?

placadeobra
Fonte: noticias.bol.uol.com.br

Legalizar um imóvel é algo que nem todas as pessoas percebem a real necessidade de fazê-lo até o momento que se depara com uma das seguintes situações:

Continuar lendo Para quê legalizar um imóvel ou uma obra?

Precisa de uma planta assinada por um arquiteto? Peça a RRT!

CAU PLANTA

As pessoas que tem alguma demanda de legalização de imóvel junto a Prefeitura, seja para obtenção de licença de obra, colocação de placa de obra, obtenção de habite-se, regularização da matrícula de IPTU, etc., geralmente está em busca de uma planta assinada por um arquiteto para cumprir a documentação exigida. Mas não se pode interpretar a frase assim ao pé da letra. Vamos traduzir.

Quando a prefeitura exige uma planta assinada por um arquiteto não é uma mera burocracia. Todo processo de legalização de imóvel junto a prefeitura deve ser conduzido por um responsável técnico, que tem a competência de atestar todas as informações técnicas necessárias na condução do processo. Em termos jurídicos, o responsável técnico assume para si a responsabilidade civil sob o processo administrativo de sua responsabilidade, estando sujeito as obrigações e penalidades previstas em lei.

Continuar lendo Precisa de uma planta assinada por um arquiteto? Peça a RRT!

Projetos foram classificados para concurso de interiores da MRV

Hoje é um dia de muita alegria para toda a equipe dos Arquitetos da Felicidade. Os arquitetos Robert Jeferson e Taís Smith conquistaram a classificação para a Fase II do Concurso Meu Decorado MRV, concurso nacional de escritórios e profissionais de arquitetura e design de interiores, promovido pela construtora.

Estar entre os classificados é um reconhecimento do mercado de que os projetos desenvolvidos pela nossa equipe estão em sintonia com as boas práticas de arquitetura e decoração do momento e que é possível sim, entregar resultado de qualidade, conforto e beleza com uma proposta de orçamento de baixo custo, ao alcance dos clientes dos lançamentos populares da construtora.

Sobre o Concurso

Gostar de onde a gente mora é muito bom. Mas é melhor ainda quando seu apê tem o seu estilo! E foi pensando nisso que a MRV lançou um concurso para profissionais e estudantes da decoração, arquitetura e design, para que pudessem propor ambientes lindos, divertidos, modernos, retrôs, coloridos, rústicos, enfim, para todos os gostos.

O desafio do concurso era fazer dois cômodos (sala integrada à cozinha e quarto) no limite total de orçamento de R$ 8.000,00 com material de construção, decoração, mobiliário, iluminação e acessórios, conforme a planta padrão da construtora.

A Fase II é de votação entre os clientes da construtora que decidirão os vencedores nacionais nas categorias profissionais e estudantes.

Como acessar as imagens do projeto

Os votantes são exclusivamente cliente da construtora, mas você pode acessar os  projetos classificado e divulgados pela MRV através dos links abaixo.

Acompanhe as próximas postagens, com o detalhamento de cada proposta e as dicas, ideias e conceitos utilizados em cada ambiente.

Em breve o portfolio completo dos projetos estará  no site Bora Fazer

Como escolher o arquiteto para seu projeto?

Você está há muito tempo com a ideia em mente para construir uma casa do seu jeito, tudo bem planejado, com bom gosto, beleza, conforto, utilidade e tudo o que você merece para morar bem, seja sozinho, ou com sua família. E já deve ter lido muito artigo pela Internet afora com varias dicas, informações de gente que já se deu bem ou se deu mal fazendo sozinho e sem projeto, ou ainda com plantas prontas. Certo?

E aí, depois de muito ver, está pensando em buscar um arquiteto para fazer o projeto da sua casa e foi atrás de mais buscas por indicações na Internet, em grupos de proprietários, classificados, e viu um monte de gente com mais um caminhão de informações.

Pois bem, se você nos encontrou, quero que você não saia deste site sem uma luz para este questionamento. Separamos aqui 5 qualidades que você deve observar para escolher um arquiteto para o projeto dos seus sonhos.

Continuar lendo Como escolher o arquiteto para seu projeto?

Vai sacar dinheiro do FGTS? Invista na sua casa!

O Governo Federal divulgou o calendário para saque das contas inativas do FGTS, que começam no dia 10 de março e vão até o dia 31 de julho. O cronograma de liberação depende da data de nascimento do trabalhador. O dinheiro, porém, estará disponível para todos os trabalhadores elegíveis até 31 de julho deste ano.

fgts_obra

E o que fazer com esse dinheiro?

Especialistas recomendam, antes de qualquer coisa, quitar dívidas para evitar pagamento de juros e multas. Para quem está com as contas em dia, a sugestão também é sacar e procurar uma aplicação mais rentável que o FGTS.

Para aqueles que já pensavam em empreender, mesmo na crise, o FGTS é um reforço de capital de giro ou na entrada de um pequeno negócio, dizem os especialistas.

Mas quem conta com esse dinheiro para investir na melhoria do seu imóvel, é a melhor hora!

6-passos-2

Confira também

DÚVIDAS?

Clique no botão e acesse a seção de tira-dúvidas

Especialistas ouvidos pelo GLOBO recomendam, antes de qualquer coisa, quitar dívidas para evitar pagamento de juros e multas. Para quem está com as contas em dia, a sugestão também é sacar e procurar uma aplicação mais rentável que o FGTS. Para aqueles que já pensavam em empreender, mesmo na crise, o FGTS é um reforço de capital de giro ou na entrada de um pequeno negócio, dizem os especialistas. Veja o que eles ensinam:

Read more: http://oglobo.globo.com/economia/como-usar-dinheiro-das-contas-inativas-do-fgts-20920268#ixzz4YgOzy8hZ

Como regularizar sua obra na região da Barra da Tijuca

Este artigo é destinado aos proprietários de imóveis ou investidores que buscam arquiteto no Rio de Janeiro para regularizar obras na adjacências de Barra da Tijuca, Itanhangá, Joá, Camorim, Grumari, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande e Vargem Pequena.

Se você tem uma obra nestes bairros e precisa de informações sobre como regularizar sua obra ou obter licença para construção, ampliação e reformas, veja aqui.

Como proceder?

Primeiramente você deve conferir a situação real do imóvel junto à Secretaria Municipal de Urbanismo, na Coordenação de Licenciamento e Fiscalização Urbanística da região.

Se sua obra é de algum dos bairros mencionados, você deve se dirigir ao endereço abaixo:

CLU 4.1 – Barra da Tijuca
Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização Urbanística
Av. Ayrton Senna, 2001
Tel. 3418-1107     3325-0477    3325-0735
Horário de Atendimento: das 11h às 17h

Para dúvidas simples, não é preciso marcar agendamento prévio. Se for o caso de notificação de irregularidade ou para movimentar processos antigos, será necessário agendamento prévio por telefone.

O que levar?

A documentação de praxe para consulta é uma cópia da escritura do terreno e da construção registrada no Registro de Imóveis (pode ser desatualizada), a guia do último IPTU e, caso tenha, a carta de notificação ou uma planta. Com esta documentação o atendente informará como deve proceder seu processo.

Caso deseje se antecipar, comece a buscar arquitetos com experiência nestes processos.

Leia também

DÚVIDAS?

Clique no botão e acesse a seção de tira-dúvidas

Como regularizar sua obra na região de Madureira

Este artigo é destinado aos proprietários de imóveis ou investidores que buscam arquiteto no Rio de Janeiro para regularizar obras na adjacências de Madureira, Campinho, Quintino Bocaiuva, Cavalcanti, Cascadura, Engenheiro Leal, Vaz Lobo, Turiaçu, Rocha Miranda, Honório Gurgel, Oswaldo Cruz, Bento Ribeiro e Marechal Hermes.

Se você tem uma obra nestes bairros e precisa de informações sobre como regularizar sua obra ou obter licença para construção, ampliação e reformas, veja aqui.

Como proceder?

Primeiramente você deve conferir a situação real do imóvel junto à Secretaria Municipal de Urbanismo, na Coordenação de Licenciamento e Fiscalização Urbanística da região.

Se sua obra é de algum dos bairros mencionados, você deve se dirigir ao endereço abaixo:

GLF – Madureira
Gerência de Licenciamento e Fiscalização – 7ª GLF
Rua Carvalho de Souza, 274
Tel. 3833-2065      3833-7175
Horário de Atendimento: das 11h às 17h

Para dúvidas simples, não é preciso marcar agendamento prévio. Se for o caso de notificação de irregularidade ou para movimentar processos antigos, será necessário agendamento prévio por telefone.

O que levar?

A documentação de praxe para consulta é uma cópia da escritura do terreno e da construção registrada no Registro de Imóveis (pode ser desatualizada), a guia do último IPTU e, caso tenha, a carta de notificação ou uma planta. Com esta documentação o atendente informará como deve proceder seu processo.

Caso deseje se antecipar, comece a buscar arquitetos com experiência nestes processos.

Leia também

DÚVIDAS?

Clique no botão e acesse a seção de tira-dúvidas

Como regularizar sua obra na região de Irajá

Este artigo é destinado aos proprietários de imóveis ou investidores que buscam arquiteto no Rio de Janeiro para regularizar obras na adjacências de Irajá, Vila Cosmos, Vicente Carvalho, Vila da Penha, Vista Alegre, Colégio, Guadalupe, Anchieta, Parque Anchieta, Ricardo Albuquerque, Coelho Neto, Acari, Barros Filho, Costa Barros,  Parque Columbia e Pavuna.

Se você tem uma obra nestes bairros e precisa de informações sobre como regularizar sua obra ou obter licença para construção, ampliação e reformas, veja aqui.

Como proceder?

Primeiramente você deve conferir a situação real do imóvel junto à Secretaria Municipal de Urbanismo, na Coordenação de Licenciamento e Fiscalização Urbanística da região.

Se sua obra é de algum dos bairros mencionados, você deve se dirigir ao endereço abaixo:

70188722GLF – Irajá
Gerência de Licenciamento e Fiscalização – 6ª GLF
Av. Monsenhor Félix, 512
Tel. 3457-4366      3457-6656
Horário de Atendimento: das 11h às 17h

Para dúvidas simples, não é preciso marcar agendamento prévio. Se for o caso de notificação de irregularidade ou para movimentar processos antigos, será necessário agendamento prévio por telefone.

O que levar?

A documentação de praxe para consulta é uma cópia da escritura do terreno e da construção registrada no Registro de Imóveis (pode ser desatualizada), a guia do último IPTU e, caso tenha, a carta de notificação ou uma planta. Com esta documentação o atendente informará como deve proceder seu processo.

Caso deseje se antecipar, comece a buscar arquitetos com experiência nestes processos.

Leia também

DÚVIDAS?

Clique no botão e acesse a seção de tira-dúvidas

Como regularizar sua obra na região da Ilha do Governador

Este artigo é destinado aos proprietários de imóveis ou investidores que buscam arquiteto no Rio de Janeiro para regularizar obras na adjacências de Ribeira, Zumbi, Cacuia, Pitangueira, Praia da Bandeira, Cocotá, Tauá,  Bancários, Freguesia, Jardim Guanabara, Jardim Carioca, Moneró, Portuguesa, Galeão e Cidade Universitária.

Se você tem uma obra nestes bairros e precisa de informações sobre como regularizar sua obra ou obter licença para construção, ampliação e reformas, veja aqui.

Como proceder?

Primeiramente você deve conferir a situação real do imóvel junto à Secretaria Municipal de Urbanismo, na Coordenação de Licenciamento e Fiscalização Urbanística da região.

Se sua obra é de algum dos bairros mencionados, você deve se dirigir ao endereço abaixo:

GLF – Ilha do Governador
Gerência de Licenciamento e Fiscalização – 5ª GLF
Av. Paranapuan, 941
Tel. 3975-8697     3975-5124
Horário de Atendimento: das 11h às 17h

Para dúvidas simples, não é preciso marcar agendamento prévio. Se for o caso de notificação de irregularidade ou para movimentar processos antigos, será necessário agendamento prévio por telefone.

O que levar?

A documentação de praxe para consulta é uma cópia da escritura do terreno e da construção registrada no Registro de Imóveis (pode ser desatualizada), a guia do último IPTU e, caso tenha, a carta de notificação ou uma planta. Com esta documentação o atendente informará como deve proceder seu processo.

Caso deseje se antecipar, comece a buscar arquitetos com experiência nestes processos.

Leia também

DÚVIDAS?

Clique no botão e acesse a seção de tira-dúvidas

Como regularizar sua obra na zona da Leopoldina

Este artigo é destinado aos proprietários de imóveis ou investidores que buscam arquiteto no Rio de Janeiro para regularizar obras na zona da Leopoldina, que corresponde as adjacências de Ramos, Bonsucesso, Olaria, Penha, Penha Circular, Brás de Pina, Vigário Geral, Cordovil, Parada de Lucas, Jardim América, Higienópolis, Maria da Graça, Del Castilho, Inhaúma, Engenho da Rainha, Tomás Coelho, Complexos do Alemão e da Maré.

Se você tem uma obra nestes bairros e precisa de informações sobre como regularizar sua obra ou obter licença para construção, ampliação e reformas, veja aqui.

Como proceder?

Primeiramente você deve conferir a situação real do imóvel junto à Secretaria Municipal de Urbanismo, na Coordenação de Licenciamento e Fiscalização Urbanística da região.

Se sua obra é de algum dos bairros mencionados, você deve se dirigir ao endereço abaixo:

GLF – Ramos
Gerência de Licenciamento e Fiscalização – 4ª GLF
Rua Lucena, nº 210,  2ºandar
Tel. 3882-2682    Fax.  3867-8667
Horário de Atendimento: das 11h às 17h

]

Para dúvidas simples, não é preciso marcar agendamento prévio. Se for o caso de notificação de irregularidade ou para movimentar processos antigos, será necessário agendamento prévio por telefone.

O que levar?

A documentação de praxe para consulta é uma cópia da escritura do terreno e da construção registrada no Registro de Imóveis (pode ser desatualizada), a guia do último IPTU e, caso tenha, a carta de notificação ou uma planta. Com esta documentação o atendente informará como deve proceder seu processo.

Caso deseje se antecipar, comece a buscar arquitetos com experiência nestes processos.

Leia também

DÚVIDAS?

Clique no botão e acesse a seção de tira-dúvidas

Como regularizar sua obra na região do Méier

Este artigo é destinado aos proprietários de imóveis ou investidores que buscam arquiteto no Rio de Janeiro para regularizar obras na adjacências de Meier, São Francisco Xavier, Rocha, Riachuelo, Sampaio, Pilares, Engenho Novo, Lins de Vasconcelos, Todos os Santos, Cachambi, Engenho de Dentro, Água Santa, Encantado, Piedade, Jacaré e Abolição.

Se você tem uma obra nestes bairros e precisa de informações sobre como regularizar sua obra ou obter licença para construção, ampliação e reformas, veja aqui.

Como proceder?

Primeiramente você deve conferir a situação real do imóvel junto à Secretaria Municipal de Urbanismo, na Coordenação de Licenciamento e Fiscalização Urbanística da região.

Se sua obra é de algum dos bairros mencionados, você deve se dirigir ao endereço abaixo:

CLU 3 – Méier
Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização Urbanística
Rua Jurunas, 219
Tel. 3096-1925/1940

Para dúvidas simples, não é preciso marcar agendamento prévio. Se for o caso de notificação de irregularidade ou para movimentar processos antigos, será necessário agendamento prévio por telefone.

O que levar?

A documentação de praxe para consulta é uma cópia da escritura do terreno e da construção registrada no Registro de Imóveis (pode ser desatualizada), a guia do último IPTU e, caso tenha, a carta de notificação ou uma planta. Com esta documentação o atendente informará como deve proceder seu processo.

Caso deseje se antecipar, comece a buscar arquitetos com experiência nestes processos.

Leia também

DÚVIDAS?

Clique no botão e acesse a seção de tira-dúvidas