5 dicas para que sua obra não dê prejuízo

Todo proprietário de imóvel em algum momento da vida estabelece um objetivo de deixar a casa com a sua cara para viver mais feliz e com conforto. Para alcançar o objetivo, é necessário encarar uma obra, seja de reforma, ampliação ou construção. Entretanto não abre mão de preços baixos que caibam no orçamento familiar.

O que poucas pessoas sabem é que pode contar com um arquiteto para alcançar esse objetivo e eliminar sustos e incertezas. E ainda fazer uma economia que garanta que sua obra pode chegar ao fim. E se puder sobrar um dinheiro para fazer algo a mais, melhor ainda!

Então pegue a sua calculadora, papel e lápis na mão e vamos começar a fazer as contas. Confira essas dicas para a matemática perfeita : arquiteto + você = obra econômica.

1º passo: Planeje as tarefas da sua obra

checklist

Não comece uma obra sem ter clareza do que quer fazer. Isto é crucial para fazer a poupança e gastar na hora certa. Uma dica é fazer uma lista do que realmente importa a ser feito na obra que se quer fazer e estabelecer prioridades com bom senso.

Vamos supor que a obra é para instalação de um ar-condicionado split potente. Não adianta comprar de imediato o equipamento sem saber se sua instalação elétrica suporta esta nova carga, ou se não foi definido o custo para rebaixamento do gesso para passagem dos dutos elétricos e das máquinas.

Percebeu que neste exemplo você precisou considerar, além do preço do equipamento, o custo de pedreiro, servente, pintor, gesseiro e eletricista?

O exemplo iustra que, para fazer economia, é preciso saber onde gastar primeiro, pois cada etapa de serviço inicial se reflete no todo.

2º passo: Planeje o tempo da sua obra

tempo

Um erro comum é considerar apenas o custo de material de uma obra, sem levar em consideração o tempo que vai precisar para concluir toda a obra. Ter uma visão dos prazos de cada tarefa é muito importante, pois é este que vai definir em que momento você precisará fazer determinados gastos.

Voltando ao exemplo anterior: se eu tenho uma verba limitada mensal para gastar na obra e sei que a primeira etapa é a preparação da parte elétrica, o primeiro período será para priorizar a comprar o material elétrico e a contratação do serviço de eletricista. As despesas das fases posteriores não precisam ser desembolsadas no mesmo período.

Desta forma sua obra abandona o estigma do valor total impagável e passa a pensar no valor mensal possível. E aos poucos sua obra tomará forma, um passo de cada vez

3º passo: Preste atenção às regras de construção

embargo

A obra é sua, mas você não faz o que você quiser dentro dela. Dependendo do local e do tipo de obra, é necessário pedir autorizações para execução. E isto implica diretamente no custo total da sua obra.

Em obras de apartamentos, você deve se informar a respeito do que diz a convenção do seu condomínio a respeito de horário para obras, carga e descarga de materiais, estacionamento de caçambas, acumulação de entulho.

Recentemente, a norma ABNT de 2015 foi emitida orientando os proprietários de apartamentos a obterem o registro de responsabilidade técnica do arquiteto ou engenheiro para toda obra de reforma interna. Os síndicos estão de olho nisso!

Em obras de construção nova e ampliação de área construída, a lei municipal exige a obtenção de licença de obras na Prefeitura e um responsável técnico pela execução da obra, seja ele engenheiro ou arquiteto.

Por isso atenção! Não abra mão desses cuidados, pois é uma barato que pode sair muito caro.

4º passo: O projeto é o melhor amigo do preço baixo.

projeto de arquiteturaUm projeto de arquitetura bem definido traz um efeito muito além da beleza e da estética. Ele é o instrumento da obra mais econômica possível.

E por quê? O projeto de arquitetura inclui uma série de desenhos que definem a forma e o tipo de material e acabamento a ser executado na obra. Assim você já sabe o tipo e a quantidade de serviço para cotação com construtores, pedreiros, eletricistas e prestadores de serviço.

Quando você pede um orçamento de obra sem os materiais e serviços bem definidos, fica muito difícil comparar preços, pois não terão a mesma base de medidas para se referenciar, além de não saber se ao final você ficará satisfeito com o resultado. Investir num projeto possui um ganho muito grande com um custo muito pequeno.

5º passo: Divida a obra em fases.

project-manager-474x342Uma obra é pensada num todo, mas pode ser executada em partes. A ideia de fases de obra permite que você estabeleça momentos diferentes para executar e concluir cada uma delas de acordo com a sua capacidade financeira de conduzir.

Uma vez que se define com clareza tarefas, tempo, licenças e projetos  aplicamos na sequência natural da obra o fator do senso de urgência. Podemos definir a urgência de obra de varias formas, como:

  • condições climáticas: Ex: preciso projetar e executar a cobertura antes do período das chuvas
  • condições financeiras: Ex: preciso contratar o pedreiro quando receber o 13º salário
  • condições punitivas: Ex: preciso regularizar minha obra em 30 dias, pois estou sujeito à multa da Prefeitura

A partir da aplicação deste fator, o planejamento se torna mais simples, porque você vai aplicar os gastos com critério e pode contratar outras coisas não urgentes em tempos diferentes, e não tudo no início da obra. Com isso o fôlego financeiro fica mais equilibrado e pode ter mais chance de baratear o custo da obra.

Moral da História

É preciso clareza de onde se quer chegar, observar quais os caminhos que levam até o seu objetivo, identificar quais são os recursos disponíveis que serão investidos, ir lá e fazer!

Vamos começar?

vai-e-se-der-medo

Leia também

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s