Como regularizar sua ligação de água e esgoto na CEDAE

Neste artigo você terá as informações essenciais para regularizar sua ligação residencial de água e esgoto junto à Companhia Estadual de Água e Esgoto. Este procedimento é válido para edificações residenciais uni e bifamiliares localizadas na Cidade do Rio de Janeiro e em demais municípios atendidos

Leia também: Conheça nossos serviços de arquitetura

Passo 1: Prepare a documentação necessária:

Para dar entrada no pedido de regularização de ligação de água e esgoto na CEDAE tenha em mãos os seguintes documentos:

  1. Identidade e CPF do proprietário do Imóvel
  2. Identidade e CPF do solicitante (caso não seja o proprietário)
  3. Procuração com firma reconhecida (caso o solicitante não seja o proprietário)
  4. Cópia autenticada de documento de a propriedade do imóvel
  5. Planta de Situação ou Croqui indicando a localização aproximada do local da caixa protetora onde será instalado o medidor.

Passo 2: Dirija-se a uma agência comercial da CEDAE

Com a documentação na mão, o solicitante deve se dirigir a uma agência comercial da companhia para proceder o pedido de ligação, e obter as informações sobre os valores e taxas para realização dos serviços da concessionária

Lista das agências da CEDAE na cidade do Rio de Janeiro:

  • CENTRO – Rua Amoroso Lima, 23 – Centro
  • COPACABANA – Rua Francisco Sá, 80
  • DEODORO – Av. João Vicente, 2231
  • MÉIER – Rua José Bonifácio, 528
  • ILHA DO GOVERNADOR – Estrada Galeão, 1700
  • PENHA – Av. Brás de Pina, 38A
  • CAMPINHO – Estrada Intendente Magalhães, 504
  • JACAREPAGUÁ – Rua Henriqueta, 107 – Largo do Tanque
  • CAMPO GRANDE (Atendimento feito pela Foz Águas 5) – Rua Camanducaia, 51
  • SANTA CRUZ (Atendimento feito pela Foz Águas 5) – Rua Fernanda, 195-C

Passo 3: Siga as orientações técnicas

Estas informações foram extraídas do site da CEDAE. Você pode se orientar pelas instruções abaixo, bem como quaisquer outras exigências técnicas  que a concessionária fizer quando se dirigir à agência

hidrometroz1

  1. A caixa de proteção deve ser construída preferencialmente no muro (desenho 1) ou até 1,5m da testada do imóvel (desenho 2), após o pedido de instalação do hidrômetro;
  2. Respeite as dimensões e a posição da caixa indicadas, de forma a facilitar a instalação e a leitura pelos funcionários da CEDAE;
  3. Feche a caixa com uma porta de material resistente para melhor proteger o hidrômetro, porém é fundamental que isso não impeça a leitura mensal;
  4. O número do seu imóvel deverá estar correto e em lugar bem visível;
  5. O não acesso do leiturista ao hidrômetro, seja por local atravancado ou por não autorização dos clientes, caracteriza infração passível de multa.

Mantenha a caixa do hidrômetro sempre desimpedida, para facilitar o acesso do leiturista ou do funcionário encarregado de remover o aparelho.

hidrometroz2

Em caso de dúvidas e informações mais atualizadas, a CEDAE disponibiliza o telefone 0800 282 1195

kits novo2

Anúncios

17 comentários sobre “Como regularizar sua ligação de água e esgoto na CEDAE

  1. Estou passando por esse processo e não é tão simples assim. Pedi a primeira ligação de água de uma loja comercial (50m2). A Cedae pede cerca de 2 meses e meio para efetuar a ligação, o que já é um absurdo, sendo que depois de toda essa espera e ter de ir em SEIS lojas diferentes para comprar o material pedido para instalação.

    O que não foi explicado acima é que depois disso tudo, quando você acha que vai conseguir uma ligação de água, exigem de nós o Cadastramento de Esgoto Sanitário, que, agora obrigatório, consiste em um documento com plantas baixas com caixas de esgoto, gordura, etc e planta de situação e uma série de outras informações sobre o imóvel, previsão de gasto de água, especificações técnicas das instalações, etc, sendo que, tudo isso deve ser assinado por um engenheiro. Os valores cobrados pelos profissionais variam entre 2 e 6 mil reais.

    Isto não é feito por ser uma loja, agora é exigido em residências, independente das dimensões.

    1. Prezado, Walter. Obrigado pelo comentário. Estas informações que obtivemos ligando para o 0800 para a CEDAE foi unicamente para solicitar regularização de ligação para edificações residenciais uni e bifamiliar (até 2 casas no lote), como dissemos logo no início do texto. Não era o nosso foco explicar a ligação para a atividade comercial. Entretanto agradecemos seus comentários, pois certamente ajudarão outros visitantes que estejam passando por esta mesa dificuldade. Felicidades 😉

  2. Mentiras não e fácil assim me exigiram um monte de documentos desnecessário mais enfim conseguir da entrada me deram o prazo de 7 dias uteis e ate agora nada isso foi dia 29.12.15 vai fazer 3 meses cobra a Cedae me informam que tenho que aguarda reclamo e fica por isso mesmo.

    1. Saulo, estas informações foram obtidas através do disque CEDAE. Mas recebemos alguns alertas sobre isso, inclusive de clientes residenciais nossos, de que parece que as exigências mudaram. Poderia nos explicar quais outras documentações lhes foi exigida?

      1. Já dei entrada o problema não e documento e o desrespeito da Cedae gastei um valor com autenticações reconhecimentos de firmas e etc.. Protocolo de separação de abastecimento numero: 0431107-3 isso tem três meses quase. Estou tendo maior prejuízo pagando água de terceiros ligo para cobra a vindo do técnico e nada desrespeito total.

  3. Bom dia, solicitei a visita de alguém da cedae pra vir em minha casa para ver o local que construi a caixa protetora que sempre pedem para fazer, já coloquei água na casa e quero regularizar direitinho, me deram um prazo de 10 dias para virem no local e até o momento não vieram, pergunto qual seria o melhor sistema de água para minha casa de 3 quartos, sala, cozinha e banheiro, qual me cobraria menos, o hidrometro ou a pena dágua? fiz essa pergunta a 3 funcionários da cedae e ninguém soube me responder. aguardo resposta, grato.

    1. Olá, em geral a cobrança por estimativa é uma caixa de surpresas, pois ficaria sempre a dúvida se a CEDAE cobraria realmente o que está sendo gasto. Por questões de sustentabilidade, sempre recomendamos a colocação do hidrômetro residencial, para controle do consumo. Felicidades 😉

      1. Prezados, Bom dia.

        Moro em uma vila familiar com três casas, sendo que somente uma casa está regular na prefeitura ( IPTU/RGI). Construímos as duas casas aonde mora a família do meu irmão e a minha. A da frente mora meus pais.

        Gostaria de saber se podemos colocar hidrometro da CEDAE para cada casa, ou seja, fazer a separação individual por casa.

        Ou para fazer isso temos que legalizar as casas na Prefeitura do Rio.

        Agradeço,
        Rocha.

  4. gostaria de saber, quais são os nossos direitos sobre a CEDAE?

    pq ,pago por uma água ,a minha água vem cheio de areia , entope o hidrometro , não marca e tenho que pagar a estimativa que fica muito cara.

  5. Prezados gostaria de saber se há uma taxa de regularização de esgoto a ser paga após finalização do processo. Se sim, como sei o cálculo da mesma? Tem algum tipo de tabela para este cálculo?

    Aproveitando, para ligação da água, temos que pagar taxa de ligação? Qual o valor? Estamos respaldados por Lei ou Decreto?

    Desde já agradeço.

    1. Olá, obrigado pela mensagem. Nós não temos acesso às tabelas de valores atualizadas da CEDAE para estes serviços. Recomendo neste caso ir até a loja da CEDAE mais próxima do seu bairro para obter as informações com maior precisão. Felicidades 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s