Primeira casa ecológica dos Arquitetos da Felicidade será em Ramos

Em abril de 2014 iniciamos um relacionamento com o cliente Cristiano Costa de Almeida, que buscava um projeto para a construção de uma residência para sua família. Cristiano é casado com Cristiane e os dois são pais de Isabela, de 6 anos.

Cristiano havia acabado de comprar o terreno e conheceu os Arquitetos da Felicidade pela internet.

“Logo na primeira reunião no local, percebi à primeira vista o profissionalismo, comprometimento e seriedade da equipe, que foi muito cordial e me esclareceu os pontos básicos desde o início do projeto”, afirma Cristiano.

Ele optou pelo Kit Intermediário III (atual Kit Construção) oferecido pelo site.

casa tijolo ecológico
Da esquerda para direita: o assistente de projetos Gabriel, o arquiteto Robert, Cristiane e Cristiano. Isabela foi quem tirou nossa foto.

A arquitetura

A arquitetura será construída em Ramos, bairro do subúrbio da cidade do Rio de Janeiro, num terreno de esquina e em declive.

O programa definido pelo cliente foi de uma arquitetura residencial unifamiliar de dois pavimentos com 3 quartos no pavimento superior, sendo uma suíte máster para o casal, todos estes com sacadas. O projeto prevê uma área para construção de piscina e duas vagas de garagem.

O grande diferencial deste projeto é que o cliente fez uma exigência quanto ao sistema técnico-construtivo: a casa deverá ser construída com sistema de tijolos ecológicos. Esta preferência nos demandou um criterioso estudo do material do ponto de vista estrutural e de racionalização do projeto.

O partido arquitetônico foi desenvolvido a partir da necessidade de racionalização do projeto. Por isso optou-se por valorizar as formas retas de sacadas e varandas na composição volumétrica.

O projeto está em fase de licenciamento de obra e é o primeiro projeto ecológico no nosso portifólio. Clique nas imagens abaixo para ampliar.

Projeto sustentável de uma casa feliz

O sistema de tijolos modulares autoportantes, comercialmente chamado de tijolos ecológicos, segue o princípio de montagem por módulos, possuindo medidas e formatos padrões. Segundo o fabricante Lapin Tijolos, o sistema permite a precisão na aplicação e distribuição dos tijolos modulares na planta de arquitetura.

As principais vantagens do sistema modular de tijolos ecológicos, comparado ao sistema tradicional são:

  • Facilitação do planejamento e desenvolvimento do projeto e cálculos estruturais, pois cria áreas de descargas de pesos padrões em toda a alvenaria.
  • A racionalidade do sistema reduz o desperdício de material
  • Não exige a aplicação de chapisco, emboço e reboco, eliminando este custo de mão de obra de pedreiro, servente e ajudante na execução
  • Permite que tanto as instalações hidráulicas quanto elétricas sejam feitas por dentro dos furos existentes nos tijolos, evitando assim danos na forma final da montagem (alvenaria aparente).

O projeto também prevê a instalação de aquecedor solar de água na cobertura, o que contribuirá na redução do consumo com energia elétrica.

tijolo ecológico

Ficha técnica do Projeto

  • Residencial unifamiliar com 2 pavimentos, 3 quartos, duas vagas de garagem
  • Área projetada: 148,70m2
  • Projeto de Arquitetura: Arquitetos da Felicidade
  • Arquiteto responsável: Robert Jeferson de Melo e Silva
  • Assistente de Projetos: Gabriel dos Santos Costa
  • Sistema Construtivo: Lapin Tijolos
  • Proprietário: Cristiano Costa de Almeida
  • Endereço: Rua Doutor Miguel Ferreira Vieira, 403 – Ramos – Rio de Janeiro

Depoimento do cliente

“Desde a primeira planta, ajustes e adequações, até a planta pronta para dar entrada na Prefeitura, fui sempre assessorado para adequar o que eu queria com as possibilidades impostas pela legislação. De posse da planta finalizada, com todos os detalhes e especificações, tive a certeza de ter feito uma excelente escolha ao contratar a equipe. Fiquei muito satisfeito, não só com o projeto mas com toda a atenção dispensada a mim”

(Cristiano Costa de Almeida)

DÚVIDAS?

Clique no botão e acesse a seção de tira-dúvidas

Um comentário sobre “Primeira casa ecológica dos Arquitetos da Felicidade será em Ramos

Os comentários estão desativados.