Os cinco projetos essenciais para construir uma casa e que ninguém conta (e mais um bônus!)

Projetos de arquitetura e de engenharia são mais do que os desenhos técnicos em papel branco. Todo projeto de arquitetura e de engenharia exige uma sólida e precisa base de informações e que influenciam diretamente nos custos finais para se construir uma casa segura e durável, não importa o tamanho do imóvel a ser construído.

Mas quem está à procura de fornecedores de serviços de arquitetura e engenharia civil para construção ou reforma de um imóvel geralmente tem um grau de desconfiança dos orçamentos de empresas e da real necessidade de se contratar determinada atividade. Por que algumas empresas consideram uma atividade e um custo e não consideram outras?

Para ajudar você naquilo que realmente importa, que é construir uma casa segura e durável e se poupar de estresses de uma obra de construção ou reforma, separamos aqui os projetos essenciais que você deve considerar para seu planejamento financeiro e gestão conservadora do seu dinheiro.

Leia também: Conheça nossos serviços de arquitetura

  1. Levantamento topográfico

Fonte: toposgraphein.blogspot.com
Fonte: toposgraphein.blogspot.com

O levantamento topográfico é um serviço especializado de representação de um mapa cartográfico da porção do terreno, em escala compatível com o projeto, e contém todos os elementos físicos e acidentes geográficos com precisão milimétrica. Este serviço é elaborado por uma equipe profissional de topografia, sob a responsabilidade de um engenheiro agrimensor.

Este mapa é a base segura de um projeto de arquitetura. Nele podemos ter bem representados as divisas conforme a escritura, para a locação e implantação da obra, ajuda a definir planos de aterro ou corte em terrenos acidentados, bem como outros elementos cadastrais e da legislação, como faixa de proteção ambiental, recuos impostos pela prefeitura, área de proteção ambiental, encostas, etc.

Contrate este serviço sempre que o terreno possua qualquer uma destas condicionantes, sejam conflito com divisas, sejam elementos naturais determinantes.

  1. Sondagem

Fonte: Damasco Penna Engenharia
Fonte: Damasco Penna Engenharia

A sondagem no terreno é um serviço técnico de investigação do subsolo do terreno, que gera ao final um relatório que contém a composição do solo, nível de lençol freático e a resistência mecânica do solo para receber as fundações da construção. Este serviço é elaborado por uma equipe profissional de geotecnia, sob a responsabilidade de um geólogo.

O relatório de sondagem contém todos os elementos para o cálculo e dimensionamento das estruturas e fundações, que influenciam diretamente no detalhamento do cálculo e projeto estrutural.

A contratação de um serviço de sondagem é um elemento básico para a segurança das estruturas, evitando o desperdício no dimensionamento, para oferecer a estabilidade e segurança necessária.

  1. Projeto de Arquitetura

Fonte: estudantesdearquitetura.com.br
Fonte: estudantesdearquitetura.com.br

O projeto de arquitetura é a base espacial da construção, onde se determinarão formas, funções, materiais e sistemas construtivos para determinado programa arquitetônico.

A planta de arquitetura deve dar soluções adequadas aos critérios de uso e ocupação definidos pela legislação urbana, à obtenção das licenças de construção, ao dimensionamento dos espaços conforme cada uso ou cômodo, aos aspectos ambientais de insolação, ventilação, proteção contra chuva, sol, disposição de equipamentos e mobiliários. Tudo isso deve ser resolvido dentro de uma estética equilibrada, relacionada com o cliente e sua vizinhança.

É essencial que se contrate um arquiteto para fazer as plantas que compõem o projeto de arquitetura da edificação, por ser este o profissional responsável tecnicamente a fornecer todas as informações e soluções para construir uma casa segura e durável.

O que pode variar no custo é o grau de representação gráfica dependendo da demanda de cada projeto. Por exemplo: uma modelagem 3D realística é bastante adequada para uma apresentação de marketing para vendas, mas não é essencial para a execução de fato. É importante que o cliente busque organizar as prioridades de sua construção.

  1. Projeto Estrutural

Fonte: archiproducts.com
Fonte: archiproducts.com

Tendo em mãos o projeto de arquitetura, o projeto estrutural é exigido para dimensionar todos os elementos de sustentação da edificação como fundações, cintas, pilares, vigas, lajes, etc. Este serviço é elaborado em geral por um Engenheiro Civil especialista em cálculo estrutural, podendo ser especialista em concreto armado, estrutura metálica, madeira ou outro material a ser utilizado, dependendo do projeto.

É neste projeto que serão detalhados e dimensionados os materiais necessários para a execução da estrutura. Abrir mão deste projeto em favor de uma mão de obra sem o conhecimento adequado pode colocar em risco a segurança e durabilidade das edificações.

  1. Projeto de instalações prediais

Fonte: maxicad.com.br
Fonte: maxicad.com.br

As instalações prediais precisam atender a demanda projetada, as normas técnicas, os padrões exigidos pelas concessionárias de serviço público e as posturas municipais e sanitárias para manejo de águas servidas e resíduos sólidos.

Este serviço é elaborado por profissionais técnicos e projetistas de instalações prediais que produzem projetos, memoriais descritivos, cálculos de demanda e lista de materiais necessários para dimensionar as redes e efetuar as ligações com as concessionárias de luz, água, esgoto, gás, águas pluviais e de telecomunicações (telefone, TV paga, internet, etc.), bem como todos os materiais e equipamentos necessários.

Projetos de instalações prediais bem resolvidos evitam desperdício de material, rasgos em alvenarias, lajes e o retrabalho durante a obra. Para sua segurança, é importante que sempre haja um projeto que oriente cada parte da execução das instalações.

  1. BÔNUS: Acompanhamento e fiscalização das obras

fiscalizacao_obras

De nada adianta contratar todos estes projetos se não houver a garantia de que eles serão executados na íntegra. A contratação da fiscalização das atividades de construção por um responsável técnico é talvez uma das necessidades menos compreendidas por clientes, pois em geral os mestres de obra, pedreiros e serventes costumam garantir que só as plantas são suficientes.

Entretanto é na fase de execução da obra onde as perdas e falhas são mais difíceis de serem controladas e onde os riscos são mais elevados.

Uma locação de obra fora das divisas pode causar a demolição e multa da fiscalização municipal. Uma armação em concreto armado sem as devidas ferragens colocadas podem trazer abalos nas estruturas. Um circuito elétrico com o cabeamento inadequado pode gerar risco de incêndio, e diversas outras situações.

O fiscal da obra, engenheiro civil ou arquiteto, é o profissional que tem a competência técnica para controlar todos estes riscos de projeto, bem como gerenciar a mão-de-obra executante para seguir com rigor tudo o que foi projetado. Para sua segurança, não abra mão de contratar este serviço.

kits novo2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s