Quer ser feliz hoje mesmo? Controle o tempo!

MP900449122

Todos nós temos nossos sonhos, desejos, valores e princípios que levamos em consideração nesta caminhada que fazemos na busca de uma vida mais feliz e desenvolvida. Estes valores são de tal importância que inserimos eles na estruturação de um planejamento, na definição de um objetivo, de uma meta e de um prazo.

Mas vez por outra não sabemos dominar a eficiência de um projeto ao longo do tempo, criamos expectativas e tememos a frustração em vários momentos da vida. E neste momento refletimos e colocamos em xeque os sonhos, desejos, princípios.

Deste modo, vi que era importante complementar a visão dos Sete princípios do Arquiteto da Felicidade e falar mais sobre o papel do domínio do tempo nas elaboração de um bom projeto de felicidade.

O tempo é relativo e finito

De início é preciso parar para reavaliar as dimensões de cada tempo das coisas que consideramos durante a vida. É preciso entender que nem todos os tempos são iguais, ainda que os ponteiros do relógio tentem me desmentir.

O primeiro tempo a ser considerado é o cronometro da vida. Sabemos onde começou mas desconhecemos o fim deste tempo. Sabe-se no entanto que determinados projetos que faziam sentido em uma fase ou idade se tornam obsoleto na medida em que envelhecemos.

Exemplo disso é que o quarto de menina cor-de-rosa com papéis de parede de ursinhos e fadas perde lugar na adolescência para os pôsteres de ídolos teens, que perderá lugar para porta-retratos de momentos da juventude quando se é adulta, e assim por diante.

Se somos tão factíveis a mudança de estilo, por que ainda somos tão rígidos e carregamos sonhos infantis até hoje, e não percebemos que a vida pode seguir um rumo melhor? As ideias envelhecem e projetos que se realizam tardiamente podem trazer consigo um gosto de fracasso, ainda que bem sucedido.

Esta percepção permite tomadas de decisão mais assertivas, no sentido de que projetos caducos devem dar lugar a outros melhores, e que projetos mais ousados precisarão de mais tempo de vida e de espera para amadurecer e colher no tempo certo.

Um amanhã melhor começa hoje

deadline

Todo projeto é uma visão de futuro que fazemos a partir do presente. Porém não é somente no resultado final do tempo futuro que devemos focar. O resultado deve ser conquistado a partir de hoje.

A tentação por buscar sempre soluções prontas e rápidas faz com que sejamos intolerantes demais ao risco. E por conta disso, gasta-se tempo demais na melhor preparação possível como se ela fosse garantia do melhor sucesso possível. Só que não.

Como costumo dizer: é urgente começar, não é urgente resolver. Não é que eu queira abolir os planejamentos e defenda o fazer aos trancos e barrancos. Mas aí eu retorno a discussão sobre o tempo. O melhor planejamento do mundo não é resistente ao tempo.

O que defendo é que o melhor planejamento é aquele que permitirá começar os projetos e, a partir da ação, ser flexível e adaptável as variáveis que não foram previstas, mesmo que os objetivos iniciais tenham que ser repensados.

É preciso correr algum risco para não deixarmos as coisas para amanhã, pois só temos o poder sobre o hoje.

Não existe só a sua felicidade no mundo

Ainda assim é preciso ter em mente que o seu tempo não é só seu. Lembrando que é impossível ser feliz sozinho, a dedicação no sucesso de um projeto não é algo que dependa somente de um único foco.

É sabido que o sucesso é proporcional ao que você pretende empenhar e abrir mão de tempo em prol daquele objetivo. E que toda escolha tem suas consequências, independentemente do grau de radicalidade ou moderação adotado. Deixar atividades para trás, abrir mão de horas livres e seguir em busca da sua meta , tudo isso faz parte da vida.

Só que as prioridades mudam no tempo. E é normal interromper um projeto em algum momento para se dedicar às demais dimensões da vida, relacionamento, saúde, trabalho, etc.

Por isso, por mais que sejamos persistentes, não dá para simplesmente colocar seu projeto como prioridade durante todo o tempo. E mais: seria pretensão e egoísmo demais moldar o mundo em função da prioridade individual.

Minha proposta é da adoção uma gestão negociada e generosa do tempo. Nesta gestão deve ser consideração além do seu projeto de vida, a capacidade de ser generoso o suficiente com os projetos do seu próximo.

Contribuir com o projeto do próximo não é perda de tempo. É muito gratificante contribuir para o sucesso do seu próximo, e seu ato sincero pode garantir uma ajuda recíproca no seu projeto. E quem sabe até andará mais rápido!

Conclusão

Group of Friends Jumping Together

Estes três aspectos não esgotam o assunto sobre a gestão do tempo para um projeto de felicidade.

Mas que sejam os três primeiros passos para que você consiga começar hoje a colher pequenos resultados de sucesso. Um dia de cada vez, um passo após o outro, cada coisa no seu tempo, sendo dedicado, persistente e generoso. A única coisa urgente é começar hoje.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s