Dia Internacional da Felicidade: a primeira celebração no Brasil

No ultimo dia 20 de março de 2013 foi comemorado o primeiro Dia Internacional da Felicidade no mundo. A data foi instituída pela ONU por meio da Resolução 66/281 na 66ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 28 de junho de 2012.

Os 193 Estados-membros da ONU aprovaram por unanimidade o texto da resolução, que definiu o dia 20 de março como um dia para que a sociedade civil e indivíduos observem a data “de maneira apropriada, por meio da educação e atividades públicas para tomada de consciência” sobre a importância da Felicidade.

Pelo texto da referida resolução, A ONU considera que “a busca da felicidade é um objetivo humano fundamental” e reconhece “a necessidade de se construir uma abordagem mais equitativa e equilibrada do crescimento econômico que promova o desenvolvimento sustentável, erradicação da pobreza, felicidade e bem-estar para todos os povos”.

Decidi, pois, assumir como compromisso do blog de que essa data seria celebrada. E assim o foi. Conheça os detalhes da empreitada pioneira do Arquiteto da Felicidade: a primeira celebração do Dia Internacional da Felicidade no Brasil.

ONU Felicidade

De onde veio a iniciativa?

No último dia 11 de março, recebi um e-mail do movimento inglês Action for Happiness para o “Happiness Day” convocando as pessoas a se envolverem com as celebrações do Dia Internacional da Felicidade pelo mundo afora. Percebi nesse chamado uma oportunidade de colocar em prática um dos princípios do Arquiteto da Felicidade: compartilhar os ideais e promover a felicidade.

Então fui procurar como promover, e acabei por descobrir a proposta do site DiaInternacionaldelaFelicidad.org. Criado pelo Club de la Felicidad, do México, e pelo Project Happiness, dos EUA, o site buscava Embaixadores para o Dia Internacional da Felicidade pelo mundo através da internet.

Para ser um Embaixador do Dia da Felicidade era necessário apenas organizar um evento no dia 20 de março, que poderia ser palestras, eventos artísticos e culturais, workshop, celebrações e cerimônias, dentre outras atividades sugeridas.

Gostei e comprei a ideia. Mas era preciso fazer em um lugar que desse a dimensão exata que a data pedia. E aí lembrei da loja Beijo & Beijo, uma simpática e acolhedora fábrica de tortas, sorvetes e pizzas no bairro do Grajaú, no Rio de Janeiro. Perfeito para ser a embaixada brasileira. Mas só tinha nove dias pra organizar isso, será que eles topariam a ideia?

Arquiteto da Felicidade e Beijo & Beijo: uma parceria de sucesso!

Fui até a fanpage do Beijo & Beijo e entrei em contato com os responsáveis pela loja. Daniela Sá é a proprietária da loja e atendeu meu chamado por e-mail. Fiz um convite com a ideia de uma noite de celebração do Dia Internacional da Felicidade, e que precisava do apoio da loja para tornar esse evento especial na medida do que a data pedia.

De uma forma surpreendente, Daniela comprou a ideia rapidamente e pediu ajuda à Marcelle Santos que é responsável pelo marketing e pela rede social da loja. Em exatos nove dias e apenas com algumas trocas de e-mail para preparar o material e roteiro, o evento histórico se tornou realidade. E nem nos demos conta que não nos conhecíamos pessoalmente! Foi apenas confiança na palavra e no engajamento mesmo.

Diadafelicidade_BeijoBeijo_b

O evento ocorreu durante o dia inteiro na loja, que oferecia promoções para as pessoas que consumissem produtos da loja e pudessem ficar para a celebração da Hora Feliz, um momento entre as 20h e 21h onde seria feita a celebração e exposição do tema.

Beijo & Beijo: a preparação da Embaixada Brasileira da Felicidade

A loja foi toda decorada com bolas e enfeites coloridos e banners que anunciavam a data e convidavam aos clientes e visitantes a comemorarmos juntos este dia. Daniela e Marcelle prepararam a comunicação nas redes sociais, as promoções e tiveram ótimas ideias para a celebração do dia.

602064_630788206947330_287913408_n

Um mural foi colocado para que as pessoas pudessem escrever espontaneamente sua definição pessoal de felicidade e um cartaz explicava o que era o Dia da Felicidade, de onde surgiu essa ideia e uma introdução do conceito do FIB (Felicidade Interna Bruta).

Elas conseguiram um fotógrafo e prepararam moldes para fotografias felizes com corações, smileys, beijos e sorvetes de modo que os clientes pudesse tirar fotos felizes gratuitamente para postagem no Facebook.

Arquiteto da Felicidade: Embaixador e Mestre de Cerimônias

Durante a preparação, Daniela sugeriu que a exposição do tema tivesse um instrumento musical tocando um fundo, de forma a dar uma atmosfera lúdica ao momento, então lá fui eu pedir ajuda a assessora pedagógica Danielle Brito, a “Moça do Violão” (e minha futura esposa). Preparamos um número musical e um fundo a partir da música Felicidade, de Marcelo Jeneci, além de apropriada, é uma música simples e fácil para aprender e tocar em tão pouco tempo.

524984_632369090122575_392380371_n

E assim, como um contador de história, minha missão era abordar gentilmente as pessoas e convidarem a todos a participar de tudo o que tinha sido preparado para aquela noite.

De mesa em mesa, convidamos cada cliente a conversar e tomar consciência da data, de tudo o que ela representava, de que era a primeira vez que estava sendo celebrada no mundo inteiro. Aos poucos acabamos por quebrar o gelo e aos poucos as pessoas iam se envolvendo a pensar sobre o sentido da felicidade nas suas vidas, ainda que num curto momento.

Ao final, todos cantamos a música, comemos comida gostosa, tiramos fotos divertidas e aproveitamos aquela hora feliz com o propósito de dar significado aquela data.

Depoimentos:

“Maravilhoso! Você já é considerado Embaixador no Brasil. Muito obrigado por ser um herói da felicidade”

Angelo Gustavo Ruiz, Diretor do Programa Project Happiness América Latina

“Foi um dia maravilhoso, mas o melhor foi estar em companhia dos amigos. Amei tudo!”

Miriane Matias, participante do evento

“Foi uma grande alegria celebrar essa data e compartilhar a felicidade. Com diz a musica : ‘Você vai rir sem perceber. Felicidade é só questão de ser’. E assim, terminei o meu dia, muito mais feliz.”

Danielle Brito, assessora pedagógica e instrumentista do evento

“Um momento que só pensei em felicidade! Adorei estar ao lado de meus amigos e família, cantando e sorrindo, sendo mais feliz.”

Gabriel Costa, participante do evento

8874_632369103455907_687777521_n

Confira também:

kits novo2
Adquira hoje mesmo um Kit da Felicidade. Clique na imagem e conheça nosso cardápio de projetos de arquitetura
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s