Linhas Urbanas: Alternativas de Ocupação da Faixa de Linha de Transmissão em Madureira

Linhas Urbanas foi o meu Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, apresentado na FAU/UFRJ no fim de 2006, sob a orientação da professora Vera Tângari.

Este projeto de urbanismo foi concebido a partir do primeiro estudo elaborado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro do final da década de 90, sobre a construção do atual Parque Madureira.

O projeto urbano tinha o objetivo de revisar o projeto inicial de forma a torná-lo menos dependente dos investimentos públicos, reduzindo os impactos do custo da compactação das linhas de transmissão da Light e criando lotes para a iniciativa privada, de forma a capitalizar recursos para a implantação do parque.

Princípios Conceituais

Foi feito um estudo sobre as possibilidades de compactação das linhas de transmissão com o auxílio técnico de engenheiros da Light o que possibilitou lançar mão de torres compactas de transmissão que pudesse viabilizar a relocação de 6 circuitos de 138 mil volts para áreas afastadas das edificações e nas vias públicas.

A partir da solução de engenharia, o desenho urbano concebido obedecia aos afastamentos de segurança, e, a partir destes, foram detalhados o formato do parque, dos lotes e das vias públicas, o que gerou um parque linear e edifícios residenciais de alta densidade e tipologias diferenciadas.

Foi também pensado um edifício de integração intermodal e a realocação da estação ferroviária do Mercadão de Madureira, a partir da construção de uma estação elevada e reestruturação da malha ferroviária, de forma a integrar os dois lados da ferrovia.

Plano Geral
Setorização da Intervenção
zoneamento
Plano Geral definitivo

Apresentação

O projeto foi apresentado em formato multimídia com o uso de animações a partir do programa SketchUP, onde foi feita a modelagem tridimensional básica, e o aramado em fundo preto da base do AutoCAD. As vistas coloridas tratadas com os aplicativos CorelDRAW e Corel Photo Paint.

Ao fim, tudo fora compilado e editado no Windows Movie Maker e apresentado com música instrumental de fundo, inserido na apresentação em PowerPoint

O trabalho foi bem aceito na avaliação da banca examinadora.

Reconsiderações sobre o trabalho

Hoje o Parque Madureira é uma realidade construída com uma concepção diferenciada, mais próxima a idéia da década de 90. O projeto antigo se mostrou viável a partir de uma nova conjuntura político-administrativa da cidade, que permitiu o alinhamento dos poderes políticos a nível municipal, estadual e federal para obter os recursos necessários.

Linhas Urbanas foi um dos projetos urbanos mais importantes que já fiz, pois foi adequado ao seu tempo. Numa visão atualizada, considero o projeto construído pela Prefeitura do Rio melhor que o deste trabalho da universidade.

Mas não considero este modelo alternativo de ocupação concebido como superado e pode ser revisitado para viabilizar futuras compactações em locais com necessidades específicas de implantação, com mais presença da iniciativa privada.

Parque Madureira - Foto: raffasoares/Flickr - Licença Creative Commons (CC BY-NC 2.0)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s