Quero fazer faculdade de arquitetura: o Teste de Habilidade Específica

Como eu já postei anteriormente, todos nós podemos ser Arquitetos da Felicidade, mesmo sem fazer faculdade de arquitetura. Mas é sabido que há jovens do Ensino Médio que estão se preparando para prestar vestibular e pensam em fazer faculdade de arquitetura, se preparando para o concurso do ENEM deste ano, fazendo cursinhos pré-vestibular, buscando informações sobre a carreira de arquiteto.

Então, se você busca essa informação e entende que sua felicidade é fazer faculdade de Arquitetura, eu vou tentar te ajudar. Sigam-me os bons!

Leia também

O Teste de Habilidade Específica para o curso de Arquitetura e Urbanismo

Exam - Fonte: Microsoft Office

Eu prestei vestibular para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no ano 2000. Naquela época o ENEM não era utilizado como prova para o concurso de admissão para a UFRJ. Era uma outra época, mas algumas coisas permanecem nessa trajetória até a faculdade de arquitetura.

Uma delas é que o candidato ao vestibular em Arquitetura e Urbanismo tem um passo a mais na admissão. Além das provas com as matérias específicas e não específicas, é exigido o Teste de Habilidade Específica (THE). 

Neste teste são avaliados aspectos como percepção visual, capacidade de observação de forma, luz e volumes; a capacidade de composição: organização das formas e volumes, equilíbrio, proporção, modulação e simetria; a habilidade quanto aos meios de representação; a lógica de raciocínio, clareza e concisão de solução; e o raciocínio espacial: ocupação do espaço de expressão e proporção.

A pontuação avaliada para o THE indicará se o candidato estará apto a prestar o vestibular para Arquitetura e Urbanismo. Caso haja reprovação, o candidato ao concurso deverá escolher outra carreira a prestar o vestibular para dar continuidade e não perder o ano.

Como se preparar para o THE?

Noção e percepção espacial e expressão gráfica é uma habilidade que é construída desde a infância. Começa lá no antigo “jardim de infância” e as montagens de formas geométricas e bonecos de massinha, e continua durante toda sua evolução intelectual.

Sendo assim, o curso de preparação não é algo tão obrigatório quanto aquelas lições e macetes de vestibulares que os cursinhos ensinam para as outras matérias.

Quem teve aulas de educação artística ou desenho geométrico ou desenho técnico durante o Ensino Médio leva alguma vantagem por já ter exercitado conceitos como épura, perspectiva isométrica, desenho de observação, etc.

O ideal mesmo é que o vestibulando candidato à faculdade de arquitetura, já tenha descoberto alguma aptidão para o desenho, seja por cópia, aprendido técnicas na internet, de desenho de quadrinhos, mangá, entre outras expressões.

Com essa aptidão, o estudante deve buscar o Teste de Habilidade Específica dos vestibulares passados (coisa que eu não fiz na minha época, porque não tinha internet em casa). E só então pode optar por fazer um curso de desenho, se tiver dificuldade para entender o conceito da prova.

Clique aqui para baixar as provas do THE da UFRJ

Se eu não passar no THE significa que não devo fazer Arquitetura?

Student Writing - Fonte: Microsoft Office

Esse é um dos grandes dilemas dos vestibulandos, pois são muitas dúvidas nessa época da vida e tomar essa decisão não é pra qualquer um, pois raros são os jovens com esse grau de consciência sobre a sua carreira.

Tem a pressão dos pais e da família, que podem dizer: “ah, faz então pra Direito, Engenharia, Medicina, Odonto…”, e tem também o próprio jovem que coloca o sonho em xeque.

E o que o Arquiteto da Felicidade faria?

Eu não passei por essa situação, pois o gosto pela Arquitetura não nasceu comigo como um sonho infantil. A vida me levou até a Faculdade de Arquitetura, mas também fiz vestibular para Engenharia Civil (e passei também).

Escolhi ser arquiteto. A partir da escolha, fui gostando daquilo que a faculdade e a carreira me ofereceu, mas também sofro pelas oportunidades profissionais que a Engenharia Civil poderia me oferecer nos dias de hoje.

Então é isso que eu recomendo: deixa a vida te oferecer as opções no momento presente. Você não precisa decidir a carreira da sua vida tão cedo assim. Deixe acontecer, tente outra vez.

Faça o vestibular para outra carreira naquele ano e veja se a outra opção lhe agrada. Se não agradar, tente outra vez.

Talvez você vá descobrir o desagrado depois de formado. Mas quem disse que não podemos recomeçar? O futuro pode ser reconstruído a qualquer momento.

E se passou no THE mas levou bomba no fim, uma boa notícia: o Teste de Habilidade Específica tem validade por 3 anos!

No próximo artigo teremos mais informações importantes para o jovem vestibulando.

Seja Arquiteto, mas antes seja feliz! Até a próxima.

Leia também:

DÚVIDAS?

Clique no botão e acesse a seção de tira-dúvidas

Anúncios

95 comentários sobre “Quero fazer faculdade de arquitetura: o Teste de Habilidade Específica

  1. Esse Teste de Habilidade Específica é feito antes, durante ou depois da graduação em Arquitetura e Urbanismo?

    1. Olá.

      O THE é parte do vestibular para a graduação em Arquitetura e Urbanismo. Ele é um teste prévio que acontece antes das provas comuns do vestibular.

      A diferença é que caso o candidato seja considerado não-apto pelo THE, ele pode prestar vestibular para outras áreas sem perder o concurso daquele ano.

      1. A prova do THE para 2014 ainda não foi divulgada até o momento pelo site da UFRJ. No ano passado, o período de inscrição para o vestibular 2013 foi entre outubro de novembro de 2012.

  2. Olá, tenho uma duvida sobre o THE.
    Se eu fizer o teste esse ano e não passar, ano que vem eu posso tentar novamente?

    1. Olá,

      Se você fez o THE e não passou, pode tentar no mesmo vestibular fazer prova para outra área que não exija o THE, como Engenharia, Medicina, Direito, etc.

      Mas se você tem certeza da escolha pela Arquitetura, você pode tentar ano que vem novamente.

      Felicidades! 😉

      1. Eu estou no 2º ano do ensino médio, você me aconselha a fazer logo o THE? Queria fazer logo, para caso eu não passe, tenha mais um ano para tentar novamente. Tenho certeza que quero Arquitetura, desde pequena 😀

        Outra duvida, se eu pretendo fazer arquitetura na UFRJ eu só posso fazer o THE na UFRJ?

        Obrigada pela atenção 😀

      2. Fazer o THE no 2º ano equivale de certa forma a fazer o ENEM no 2º ano. Se o seu objetivo é ganhar experiência, é válido, mas isso tem custo e você pagará duas vezes pela inscrição no ENEM.

        As informações sobre o passo-a-passo do concurso e da validade da prova do THE para o ano seguinte estão presentes no edital do vestibular no site da UFRJ.

        Busque informações precisas para tomar a decisão certa.

        Felicidades 😉

        Em todo

  3. Mas o resultado do teste não vale por 3 anos? Se eu passar agora em 2013, não vou poder usar o resultado em 2015 quando eu for pra faculdade?

    Jeferson, só mais uma pergunta, se eu pretendo fazer arquitetura na UFRJ eu só posso fazer o THE na UFRJ?

    Obrigada pela atenção 😀

    1. Sim, o Resultado do THE vale por 3 anos, mas o ENEM não!
      Foi nesse sentido que falei sobre a pagar duas vezes. Por causa do ENEM!

      Mas como eu disse no artigo, na minha época o acesso era pelo vestibular convencional e não pelo ENEM, por isso é sempre bom acompanhar o que diz o edital de cada universidade para ter a informação mais atualizada.

      O THE da UFRJ é só é valido para o concurso da UFRJ.

  4. Olá!
    Sou fisioterapeuta, mas estou infeliz na profissão e estou querendo trocar radicalmente. Pensei em Arquitetura e Eng. Civil, mas a dúvida é “será que eu me encaixo?”. Sempre gostei de desenho, de artes, de observar prédios, construções antigas, fazer maquetes, criar algumas coisas. Sei que isso não é o suficiente, claro. Gosto de matemática e química, mas tinha problemas com física.
    Este teste que você falou, THE, eles dão instruções na hora de fazê-lo, ou é “se vira nos 30″ (ou, no caso, nas 4 horas)? Não considerei difícil, mas o problema é o que ELES realmente iriam querer nas respostas.
    Queria prestar vestibular na UFRGS, sou do RS. Não sei se eles tem este teste, mas fiquei bem curiosa para saber se eu passaria, seria uma dúvida a menos.
    Ah, e mais. Tenho 27 anos já. Acha que é um erro trocar radicalmente assim?
    Obrigada!

    1. Olá,

      Eu recomendo sempre que você observe o que diz o edital do vestibular da universidade que você pretende prestar o concurso.

      No artigo você pode observar o modelo de THE UFRJ de 2012 no link indicado e você pode experimentar fazer a prova.

      Como não existe um “gabarito” objetivo para essas provas, recomendo que você procure um arquiteto na sua rede de relacionamentos para que ele possa verificar o desempenho neste teste.

      Quanto a afinidade e a avaliação do risco de trocar a fisioterapia pela arquitetura, isso tudo passa por uma avaliação do seu entendimento de uma vida mais feliz e desenvolvida, e de quanto o trabalho é mais importante para a sua felicidade dentre as outras dimensões da vida.

      Podemos ser pessoas realizadas e bem-sucedidas na vida e não ter um emprego dos sonhos. O emprego pode ter um caráter principal ou secundário, dependendo daquilo que você considera realmente importante.

      Tendo isso claro, calcule o risco e vá em frente e busca da sua felicidade.

      Espero ter ajudado.
      Felicidades! 😉

  5. OI !
    Optei querer fazer Arquitetura e Urbanismo esse ano ( 3º ano do E.M.) . Já me inscrevi para o ENEM 2014 . Pesquisei inúmeras vezes pela internet quando irá abrir as inscrições para o THE da UFRJ e da UFF , mas não encontrei em lugar nenhum . Estou com muito medo de não conseguir passar, pois eu sei apenas o básico do básico sobre desenhos, e vejo inúmeros cursos preparatórios, me deixando uma insegura.
    Tento refazer as provas antigas de THE, mas não consigo conclui-lo , por falta de técnica.
    Sonho muito em poder entrar para Arquitetura esse ano. Tenho certeza que a Arquitetura me deixará muito feliz no futuro , pois é , simplesmente, a minha cara !

    Perguntas:
    Será que é possível estudar desenhos online , com o intuito de me preparar para o THE ?
    Será que não está muito perto da prova para estudar ?
    Mesmo com pouca técnica eu consigo ser apto ?
    Quando começará as inscrições desse ano ?

    Obrigada desde já 🙂

    1. Olá, Fernanda,

      Pelo que observei nos sites, a inscrição acontece entre os meses de outubro e novembro, mas o edital ainda não foi publicado. Melhor aguardar mesmo.

      Quanto a preparação, eu não fiz nenhuma preparação especial para o THE. Me baseei mais no conhecimento adquirido na época que fiz desenho técnico e através do meu hobby que já tinha pode desenhar e copiar desenhos.

      Não é preciso ter uma técnica apurada para a prova. O que os avaliadores veem é a capacidade de demonstrar sua NOÇÃO espacial e de representação gráfica.

      NOÇÃO não é TÉCNICA. Mas se você se sente insegura, pode lançar mão de um curso de desenho. Se tiver um online, acho legal – na minha época eu não tive essa possibilidade.

      Mas atenção: o foco principal dos estudos do vestibulando são as matérias convencionais do ENEM. Nestes sim, uma preparação dedicada é indispensável.

      Bons estudos! Felicidades 😉

  6. Olá, adorei seu texto! Estou no 2º ano do ensino médio e faz algum tempo que penso em cursar arquitetura. Sou boa com exatas mas não tenho muita noção de desenho e arte, será que devo mesmo cursar arquitetura? Já estou me preparando para o vestibular mas não sei se terei dificuldades na faculdade, principalmente nas matérias que envolvem desenho e também com relação ao cansaço, todo mundo diz que o curso exige muita dedicação. Será que eu poderia cursar arquitetura ou há outros cursos que eu poderia gostar? Gosto de exatas e não gostaria de me sentir realizada profissionalmente. Obrigada desde já (:

    1. Olá, Marina.

      A faculdade de arquitetura é realmente muito cansativa. Mas no fundo acho que todas são assim. Vida universitária não é nada fácil, principalmente para os que trabalhar e estudam a noite.

      Quanto a sua carreira, já pensou em fazer Engenharia Civil? É uma carreira mais técnica e exata, e é uma irmã próxima da arquitetura. Pesquise e pergunte para estudante de Civil para ter um noção do curso.

      Beijos e felicidades pra você. 😉

  7. Olá, estou no 3º ano do ensino médio, vou prestar vestibular esse ano e tenho uma dúvida sobre o THE.
    Toda universidade federal cobra o THE para o curso de Arquitetura e Urbanismo? Moro no ES e pretendo fazer o vestibular na UFES para esse curso, porém, não acho as informações de que preciso. Estudo pelos testes de outras universidades, pois não tem algum da minha disponível na internet.
    Além do THE para Arquitetura e Urbanismo, também é cobrada a prova de vestibular com as matérias específicas do curso, antes do THE e após o ENEM?

    1. Olá, Aline.
      O THE é uma exigência que varia de acordo com a universidade. Algumas podem não exigir este THE, como por exemplo as particulares.

      O THE é uma etapa preliminar do vestibular/ENEM, tanto que este teste não tem nota. Ele só diz se o candidato esta apto para continuar o processo comum para o concurso de acesso.

      Espero ter ajudado. Felicidades 🙂

  8. Olá!

    Meu nome é Ana Clara tenho 11 anos, quando crescer quero fazer faculdade de arquitetura, eu gosto muito de fazer plantas de casas, tenho 3 pastas lotadas de tantos desenhos (plantas) que já fiz. Mais você acha que sou muito jovem para querer saber tanto sobre isso, tanto como isso funciona ?

    1. Olá, Ana Clara!

      Você não imagina minha felicidade de perceber que consegui a atenção de uma criança que busca conhecer a profissão de arquiteto.

      Enquanto tantas crianças na sua idade pensam em brincar, estudar para passar de ano ou se distraindo na Internet, você vem ao Arquiteto da Felicidade querendo saber da sua vocação.

      Parabéns para você e para seus pais pela filha que tem (mostre esse texto para eles, ok).

      Você ainda tem pelo menos uns 6 anos para viver sua infância e adolescência para tomar essa decisão.

      Minha dica é: continue a desenhar suas plantas e se esforce em fazer mais e mais desenhos, o que pelo jeito é a sua principal diversão. Um dia você estará tão boa naquilo que faz que quando chegar o vestibular você poderá decidir por fazer aquilo que mais gosta.

      Experimente tudo o que puder enquanto é uma diversão. Quando virar profissão, terá chance de trabalhar em algo divertido.

      Se quiser, pode mandar um e-mail para robert@arquitetodafelicidade.com.br quando quiser.

      Felicidades 😉

  9. Nossa!! Vi minha infância nas palavras da Ana Clara. Fazia a mesma coisa.
    Em 95 fiz o THE e não passei, desisti e segui outra carreira. Hoje porém, a vontade de seguir a profissão que sempre desejei, anda falando mais alto. Tenho pesquisado, analisado os prós e contra de um recomeço profissional, depois de tantos anos, mas quando vejo as palavras trabalho e felicidade juntas, o desejo de tentar de novo toma conta de mim.
    Um abraço!

  10. Oi! Ano passado, quando fiz o Enem como treineiro, não achei a UFRJ para arquitetura no MEC. Este ano, estou no terceiro, e gostaria de saber como faço para escolher a UFRJ. O processo seletivo é feito no site da faculdade ou no MEC mesmo ? O que faço se estiver apto com a THE ?

      1. Oi! Agora entendi. Mais e se eu escolher a UFRJ, e me inscrever pelo site específico da faculdade, eu continuo com o direito de duas faculdade pelo MEC ou apenas 1?

  11. Olá, vc saberia me informar se a prova de habilidade específica feita em uma faculdade vale para outras, ou se eu tenho que prestar cada uma em determinada faculdade?

    1. Olá, Antonia!

      O THE é um requisito que varia de acordo com a universidade. Portanto não vale para outras instituições sem ser a qual você prestará o concurso.

      Felicidades 😉

    1. Olá, Gláucia.

      Não existe este pré-requisito. Assim como qualquer outra faculdade, basta ter concluído o Ensino Médio.

      O Ensino Técnico de Edificações é voltado para a prática profissional. Eu fiz o curso no CEFET e confesso que através dele eu descobri que queria dar o próximo passo, em busca da faculdade de arquitetura.

      O curso técnico ajuda, pois dá uma visão geral de construção civil e desenho técnico e até ajuda a não chegar na faculdade muito cru, sem noção da prática.

      Mas se você já tem certeza do que quer, não é preciso fazer o curso técnico. Eu como não tinha certeza, o curso técnico me ajudou.

  12. olla , meu nome é Sabrina gonzales quero muito passar para Arquitetura na ufrj, estava segura quanto a o THE até ver a prova rs , faço curso tec de design de interiores no senac , to terminando … vc acha que é melhor fazer um curso preparatório para o THE ?

    1. Olá, Sabrina!
      Eu pessoalmente desconheço um curso preparatório específico para THE. Se você encontrar, me conta!
      Acho que o seu curso técnico é capaz de dar a noção necessária para passar no THE. Boa sorte!

      1. Ollá ^^ queria agradecer a respostas e pedir desculpas pela demora da minha …. Queria te perguntar mais uma coisinhaaaaa *.* no curso que fasso , temos uma parte de autocad, dá uma boa noção, mas nam sei se é suficiente, queria saber se é necessario fazer um curso mais ”forte ” dessa matéria antes de começar a faculdade de arquitetura ? .

      2. Olá, Sabrina!
        Se você já tem uma noção básica de AutoCAD no início da faculdade, na minha opinião é mais que suficiente, pois mexer no programa é uma coisa mas aprender a desenhar é na prática mesmo.

        Muitos dizem que o Revit será o futuro na representação de arquitetura, mas enquanto o futuro não vem, dedique-se na prática mesmo. Mais importante que aprender o CAD é aprender a colocar nele a sua expressão gráfica – e isso não é táo óbvio assim, acredite!

        Felicidades ;-D

  13. Olá, meu nome é Misa e tenho 15 anos! Vou prestar o ENEM no ano que vem, e desde criança sinto que o desenho está conectado à mim… Acredito que arquitetura é o que realmente desejo, porém estou muito aflita pois pretendo tentar o THE da UFRJ e moro no Rio Grande do Norte! Aqui, a faculdade estadual de arquitetura não exige prova de habilidade, por isso não existe nenhum curso preparatório e quase ninguém que ensine desenho…
    Dei uma olhada nas provas e as achei relativamente fáceis, pois tenho certa facilidade com desenhos mas nunca fiz nenhum curso. Baixei alguns cursos pela internet e estou treinando através deles… Até agora está parecendo bem fácil. Será que vou conseguir passar na prova só estudando pela internet? Existe algo mais que eu possa fazer para treinar?
    Ah, outra coisa, não sei se o pessoal do site viu, mas ano que vem a única forma de ingressar a UFRJ será através do ENEM, não havendo nenhum outro vestibular (Além da prova de THE)
    Adorei o site, está me inspirando a correr atrás dos meus sonhos, mesmo morando num local que não disponibilize recursos…

    1. Olá Misa!

      Muito obrigado pelo seu comentário. Fico feliz em estar te inspirando.

      Eu acredito que você está indo no caminho certo. A internet é uma ferramenta bastante importante nesta preparação e já que, como você mesmo diz, o local onde mora não favorece, você está indo bem.

      A UFRJ tem utilizado o ENEM já há alguns anos. Não sabia que ainda estava usando o vestibular convencional. Obrigado pela informação.

      Siga construindo sua felicidade. Beijos 😉

  14. Já ocorreu a inscrição do THE para ingressar na faculdade em 2015? Estou com dúvida, pois não entendi direito como funciona, por exemplo, esse ano eu termino meu ensino médio e farei o ENEM, mas não vi nenhuma informação falando sobre a inscrição pro THE.
    Outra coisa, a prova do THE que eu faço em 2013, é pra ingressar na faculdade em 2014, e assim sucessivamente?

    1. Olá, Gabriel!

      O THE não é uma exigência para todas as faculdades de arquitetura.

      A UFRJ exige o teste e publica um edital específico para este teste. Então estas informações são publicadas pela universidade e não pelo MEC.

      Sobre o ano do Teste, a universidade considera o ano de admissão. Ou seja, o vestibulando de 2014, como você, fará o THE 2015.

      Espero ter ajudado.
      Felicidades ;-D

  15. Olá!
    Desde pequena sempre gostei de ver meu avô desenhado plantas, elaborando vários projetos de arquitetura e sempre fui encantada pela área! A alguns anos decidi q essa é a carreira q quero seguir! Adoro revistas de decoração e sou mt boa em exatas, mas me sinto insegura quanto ao THE porque minhas habilidades de desenho são beeeem básicas ( não sou a maior artista da família e me dou melhor com desenhos geométricos).
    Essa é uma profissão com a qual sonho a muito tempo. Vou cursar o vestibular, ENEM e ultima etapa do Pas(UnB, Brasília) ano que vem e morro de medo de não passar no THE!! O que eu faço??? Será q consigo passar ou preciso de mais???

    1. Olá, Verônica!

      Que bom que você tem um avô arquiteto que está a te inspirar a tomar gosto pela profissão. Você tem tudo para conseguir passar por esta etapa. Continue a pesquisar sobre as provas de THE anteriores nas universidades que você busca e exige este teste.

      Você será avaliada propriamente pela sua capacidade de expressão e abstração de formas geométricas. Não é nada matematicamente exato. Respira fundo e boa preparação.

      Beijos e obrigado pela sua visita

  16. Não entendo como funciona o ingresso a uma faculdade. Por exemplo, se eu fizer o enem, tirar uma boa nota e fizer o teste THE somente pra ufrj e for apta, tenho que mostrar minha nota à ufrj para eu me matricular? Você poderia me explicar?

    1. Olá, Luana!

      O THE é um teste que geralmente é feito antes do ENEM. Mas é um pré-requisito para continuar a disputar as vagas de arquitetura na UFRJ.

      Como eu dizia, eu sou de uma época anterior ao ENEM e SiSU, mas acredito que no sistema de vagas só entre os créditos da prova do ENEM.

      Mas ambos são necessários para o acesso à faculdade de arquitetura.

    1. Olá, Rafaela,
      É recomendado sempre que você se informe do edital de acesso na universidade desejada no site do curso de graduação. No caso da UFRJ e da UFF são pré-requisitos obrigatórios.
      Foco nos estudos!

  17. É preciso fazer o THE um ano antes do ano do vestibular? Ou posso fazer o THE este ano que é o meu ano de vestibular? Se eu fizer este ano e ser avaliada como apta, o THE só vai servir para o ano que vem?

    1. Olá, Letícia!
      Como eu disse no texto, o THE da UFRJ tem validade por três anos. Se você passar no vestibular neste ano (que visa as vagas de 2015) ele vale para por três anos a partir de 2015.

      Beijos!

  18. Oi, estou aqui para tirar uma duvida, estou super certo que quero Arquitetura como profissão, minha duvida é se eu não conseguir uma nota tão boa no Enem e conseguir uma ótima nota no THE no mesmo ano, para o curso de Arquitetura eles consideram mais a prova do THE do que o Enem?

    1. Olá Ronney.

      THE não tem uma nota a ser somada no ENEM. O THE só classifica o candidato com apto ou não-apto a fazer a faculdade. Uma vez aprovado, o processo segue igual como em qualquer concurso de graduação

  19. Olá,
    eu vou fazer enem esse ano pela primeira vez, e até agora ainda não entendi como é pra fazer esse THE, eu me inscrevo pra Chamada do THE/ENEM 2014/2 ou eu espero e mais pro final do ano terá outra chamada que será THE/ENEM 2015?
    Obrigada desde já !

    1. Olá, Suzy.
      Primeiramente vamos tirar essa barra de THE/ENEM. São dois processo independentes.
      O ENEM é de responsabilidade do MEC e o THE da universidade. Os prazos para inscrição no THE são definidos pela universidade de acordo com o ciclo de vagas a serem oferecidas.
      Recomendo sempre buscar o edital do concurso da universidade para verificar os prazos que eles exigem.

      Obrigado pela sua visita

  20. Entendi perfeitamente o que você quis dizer, mas no próprio site da UFRJ eles publicaram assim “Chamada do THE/ENEM 2014/2” isso que eu fiquei confusa, mas pelo certo eles no final do ano estariam publicando outro THE pra 2015, essa é a minha dúvida, logicamente eu só posso fazer o THE após o ENEM (no caso de uma faculdade federal).

  21. Olá. Eu gostaria de fazer o T.H.E já que estou no 3º ano do EM, e tenho certeza que quero arquitetura. Ah, mas na UFF além do T.H.E. também tem o vestibular de 1º e 2º fase? Com prova de física e geografia para os arquitetos e ao final o T.H.E. essas provas das fases continuam? Por que eu pesquiso na net, mas não encontro. Ah e você sabe quando abre as inscrições desse ano?

  22. Oi! 🙂
    Eu queria saber onde eu encontro a data do THE da UFF e da UFJF (eu sei que ainda não saíram as datas, mas eu queria saber onde vejo para ficar atenta desde já). Não encontrei em lugar nenhum do site, acho que estou no lugar errado! Kkkk
    Muito obrigada!

  23. Eu ví um vídeo no tube sobre arquitetura, e a garota disse que nesse curso não tem exatas. É verdade?

  24. Ah, tenho outra ‘dúvida’, por que existe tanta “rivalidade” entre arquiteto e engenheiro? Já vi várias pessoas falando disso. Obg.

  25. Olá, o link desse THE 2012 está com erro, você teria ele e de outros anos disponibilizados? Faço pré-vestibular e, por isso, não tenho tempo de fazer nenhum curso de preparo pro THE (meu colégio oferece, mas em horários que não posso estar). Estudo no Colégio Pedro II e lá já temos dois anos de aula obrigatória de Geometria Descritiva, isso faria alguma diferença para fazer o THE ou ainda é necessário um preparo melhor para ele?

  26. Olá, esse ano irei realizar a prova da UEMA para o Curso de Arquitetura e Urbanisma, mas tenho uma dúvida.. Eu moro no interior e o teste será realizada na Capital, em São Luís, como está próximo da data de realização do teste de Habilidade Específica de Arquitetura e Urbanismo, não poderia ir. Caso eu não faço o teste, o que poderá acontecer? Ficarei sem fazer a PROVA? Por favor, tira-me essa dúvida! Obrigado

    1. Olá, Igor!
      O THE é obrigatório para o curso de arquitetura da UEMA? Se positivo, eu recomendo que você verifique o edital da sua universidade, e busque as informações sobre os prazos e o período de validação deste tipo de situação. Aqui na UFRJ os prazos para o THE são publicados com razoável antecedência.

  27. Ola!
    Estou no terceiro ano da escola pretendo fazer faculdade de arquitetura e urbanismo minha mãe trabalha com isso e eu tenho gosto pelo trabalho sei mais ou menos como que é, gosto de desenhar, mas não é algo que eu sei e estou muito preocupada com essa prova especifica, pois esse ano irei estudar de manha o ensino médio e a tarde cursinho pré vestibular.Nunca fiz nenhum curso técnico de design ou algo do tipo.
    O que vocês aconselha que eu faça, não sei se ficar vendo vídeo pela internet é o suficiente e esse ano ja é tarde para mim fazer um curso técnico?

    1. Olá, Gabriela!
      Creio que você tem uma vantagem natural por ter uma referência na família na área de arquitetura. Mas creio que você está meio confusa com a sua preparação.
      É bom que fique claro que curso técnico, embora seja uma ajuda, não é um curso que prepara para o THE. Ele é um curso que prepara para o mercado de trabalho, como profissional de nível técnico, isto é, o foco é outro. Se quiser fazer um curso para se sentir mais segura, um curso de desenho é suficiente.
      Mas é bom que se diga: nenhum curso é OBRIGATÓRIO para passar no THE.
      A avaliação é de percepção espacial e expressão gráfica, não é um critério exato.
      Espero ter ajudado. Felicidades 😉

  28. Oi…sou carioca e eu tenho 19 anos e no momento estou passando pela fase louca que é o vestibular. Já é o meu 2º ano que eu tento e eu nunca ao certo decidi o que queria ser. No entanto, no ano passado (2014) eu me pegava fazendo desenhos de casas, rabiscos de plantas e me perguntei porque nao Arquitetura? Comecei a pesquisar muito e achei fascinante e achei que finalmente tinha decidido o que queria ser, Arquiteto. No entanto prestei a prova de THE da UFRJ e nao passei. Fiquei sem chão, literalmente, como pode eu querer arquitetura e nao passar na prova especifica de desenho . Decidi investir em ciência da computação que é o que meu irmão mais velho fez e hoje está muito bem sucedido e até chegou a me ensinar programação. Eu gostei, nao minto,mas no fundo ainda sinto uma atração forte por arquitetura mas como disse, nao passar no THE me deixou sem chão. Comecei a pensar que nao tinha habilidade pra desenho, nao tenho criatividade, nao é o caminho certo… No dia 08/02/2015 fiz o THE da UFF, ainda estou no aguardo do resultado e enquanto isso estou na lista de espera pra Ciência da computação na UFRJ e tenho grandes chances de passar. Nao tenho problemas com matemática, alias sempre foi a minha melhor matéria e adoro humanas. Então arquitetura é o meio termo delas , realmente achei que seria o certo pra mim….mas… o THE , eu nao passei, ainda estou no aguardo no da UFF mas e se eu nao passar? Uma prova de desenho pode dizer que é ou nao o caminho certo? Eu sou contra o THE porque acho que criatividade e habilidade vem com a prática, existem faculdades como a UFMG UFBA e UFC recomendadas no curso de arquitetura e elas nao exigem THE , estou pensando em colocar essas opções no sisu 2015.2 . Entretanto pesa na consciencia, mudar de estado e nao saber o certo o que fazer, Ciência da computação , Arquitetura…

    1. Olá, Lucas! Obrigado pela visita!
      Realmente sempre existiu uma polêmica nessa tradição da UFRJ em exigir THE para o estudante. Isto tem a ver com a origem da FAU, que era um curso nascido a partir da Escola de Belas-Artes. Outras faculdades de arquitetura, que tem origem na Escola Politécnica, não se prendem à parte artística inata do candidato.
      Isso é um erro? Não é possível afirmar, já que a história da FAU sempre corroborou para isso, sendo ainda hoje uma referência nacional no ensino de arquitetura.
      Entretanto, você pode optar por faculdades de arquitetura. Reflita: por que o seu sonho de arquitetura está condicionado apenas à UFRJ? Não é o caso de olhar ao redor e pegar um atalho na busca do seu sonho em outras instituições? Pense nisso e busque seus objetivos, focando no que realmente importa.
      Felicidades 😉

  29. olaa eu tenho 18 anos e estou completamente apaixonada por arquitetura, acho que nunca encontrei uma faculdade que combinasse tanto comigo. Até já andei vendo as matérias do curso e adorai quase todas rsrs. Mas estou em duvida entre a UFRJ,onde eu preciso fazer o THE, ou a UFRRJ(Rural) onde não preciso.
    E tenho mais um problema, apesar de amar arquitetura… eu não sei desenhar kkk
    Acha que eu consigo me preparar apenas estudando pela internet?

    1. Posso te contar um segredo? Eu sou um arquiteto, mas não sou um exímio desenhista. A qualidade do desenho é importante sim, e a gente aprende, fazendo e errando. Até hoje estou a aprender mais e mais. O que eu digo pra você é: para saber se o sonho vale a pena é preciso ir lá e fazer. A arquitetura é muito além dos desenhos. Prepare-se e confie em si mesmo para os desafios da faculdade. Um beijo 😉

  30. Olá, tudo bem? Tenho 17 anos, terminei o ensino médio ano passado e neste pretendo cursar Composição de Interiores na UFRJ. Tenho algumas dúvidas:

    Se eu fazer o teste de habilidade específica para Composição de Interiores posteriormente eu poderia cursar Arquitetura e Urbanismo ainda no próximo ano? Visto que os testes são equivalentes, porém o número de vagas para Composição de Interiores é muito inferior. Explicando de outra forma, gostaria de saber se ainda teria a opção de escolher o segundo curso (Arquitetura e Urbanismo) caso a minha pontuação no ENEM não seja o suficiente para garantir a vaga na minha primeira escolha.

    A outra dúvida é sobre a pontuação do Teste, como é feita a avaliação? Tive acesso à relação de candidatos que estão na lista de espera dos cursos em que o THE é obrigatório, não entendi o método que eles utilizaram para definir a nota de cada vestibulando.

    Por fim, não soube definir o que seria a coluna “modalidade” na lista. Você poderia me explicar?

    Gostei muito do site, parabéns pela iniciativa… Felicidades!

    Aqui segue o link da lista de espera p esse ano
    http://acessograduacao.ufrj.br/images/_Acesso-2015/2015_1-THE-ENEM/Lista_de_Espera-2015-1/2015_1-THE-ENEM-Candidatos_Aguardando_Apos_2aChamada_LE.pdf

    1. Olá, Lucas. Vamos lá: o THE não tem uma nota. Ele apenas diz que a pessoa está APTA ou NÃO APTA ao curso desejado. Ou seja, ele não influencia sua nota no ENEM, nem para mais, nem para menos. Sendo assim, a sua opção deve atender a pontuação mínima do concurso nacional.
      Sobre a modalidade, ao final do PDF tem a explicação, se referem às cotas de ingresso.
      Felicidades 😉

  31. Ola, gostaria de saber para ingressar na faculdade de arquitetura da UFRJ tenho que fazer o enem e mais alguma prova da FAU, alem do THE? E na UFF ?

  32. Olá!
    Estou meio perdida em relação ao processo de seleção THE-ENEM para entrar na FAU da UFRJ. Pelo que eu entendi, quando fui buscar informações no site da ufrj sobre o acesso à graduação, as inscrições para o THE-ENEM 2015 encerraram em janeiro e eu não consegui me inscrever porque eu só soube agora. Isso sognifica que, mesmo se eu fizer o ENEM deste ano, eu perdi a chance de entrar na FAU no ano que vem?

    1. Olá. Verifique que estamos no ano 2015 e se você pretende entrar na faculdade no ano que vem, deverá aguarda o edital 2016 que sai neste ano. Nada está perdido! Siga adiante e fique de olho nos editais. Sucesso e felicidades 😉

  33. Olá,

    Primeiro parabéns pelo site, seus postos estão fantásticos e é ótimo atingirem tantas pessoas, até crianças.
    Sou diretor do Curso de Desenho Barra, em um comentário seu li sobre não conhecer um Curso Preparatório para o Teste de Habilidade Específica.
    Bem existe sim, o nosso tem 20 anos de funcionamento.
    Vi que algumas pessoas se questionam por não passarem no THE, mas pela minha experiência qualquer um pode se preparar e passar, não depende de um Dom.
    Outros falam sobre os testes que baixaram e fizeram, inclusive agradecemos por fornecer o nosso link.
    Infelizmente nos últimos exames a UFRJ é a UFF não disponibilizaram mais seus THEs para download.
    E acompanhando as questões dos últimos anos da UFRJ estão bem diferentes das antigas.
    O Desenho de observação foi praticamente abolido.
    Sempre se pede dois desenhos a mão livre, um cenário interno e externo especificando os elementos que devem ter no desenho.
    A primeira questão tem variado bastante, ano é uma vista ortográfica, outra uma dobradura a ser recostada e feita para se desenhar e acrescentar aos cenários e por aí vai.
    Da UFF não vou falar mas é uma prova com um grau de dificuldade maior pela complexidade dos anunciados, até isto deve ser estudado, a compreensão do que está sendo pedido na questão,.
    Os alunos de cursos técnicos levam vantagem mas na minha opinião pelas características dos THEs mesmo estes precisam como todos os outros candidatos uma preparação específica.
    Não vou divulgar o curso aqui, seria anti ético.
    Mas estou a disposição para qualquer esclarecimento ou dúvida.
    Desculpe pelo longo post.
    E de novo parabéns pelo excelente trabalho.

  34. Eu amo este artigo, muito esclarecedor! Mas pretendo ser direto em relação as minhas dúvidas (que são muitas)
    O THE só é aplicado no Rio?
    O modo de ingresso é o ENEM? Onde jogo a minha nota? (vi em alguns comentários acima que é pelo site da UFRJ)
    Alguma noção de quanto seria a nota de corte nesse curso na UFRJ?
    Se a nota só pode ser jogada após passar no THE então ainda terei duas oportunidades no SISU?
    Se o THE é aplicado somente no RJ, então a concorrência é menor devido a esse pré requisito, visto que nem todos tem a oportunidade de faze-lo?

    Agradeço desde já, e sentirei honrado se você conseguir sanar as minhas dúvidas!

    1. Olá, Yago. O THE é uma prova que não gera pontuação. Ela só diz se o aluno é APTO ou INAPTO ao curso. No caso deste artigo, o curso de arquitetura da UFRJ exige o teste, mas outras faculdades de arquitetura não tem esta exigência. Quanto a nota de corte do SiSU, eu realmente desconheço, pois não tenho acompanhado o ranking desde que a UFRJ passou a adotar o vestibular unificado do ENEM. Felicidades 😉

  35. Eu gostaria também de saber sobre o mercado de trabalho para o Arquiteto, fora da crise, visto que com esta o setor de construção caí drasticamente.
    E sobre oportunidades de concurso.
    Atenciosamente, Yago

Os comentários estão desativados.