A Felicidade chegou ao Complexo do Alemão

A programação Especial Rio+20 do Arquiteto da Felicidade não é só teoria. Mais importante que escrever textos e compartilhar assuntos interessantes é também pôr a mão na massa, através de ações práticas na promoção de uma vida mais feliz e desenvolvida.

Então surgiu a oportunidade de ultima hora de me apresentar da Rio+20. Ora, por que não?

Sigam-me os bons! E de teleférico!

O evento

Desde o último dia 13 de junho, ONGs, governos locais e a sociedade civil promovem atividades que compõem uma agenda de eventos paralelos da Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, com o objetivo de contribuir, mobilizar e pressionar os chefes de Estado, diante das decisões a serem tomadas na conferência oficial, que ocorre nos dias 20,21 e 22 de junho.

Dentro desta agenda, tive a oportunidade de participar do evento Complexo do Alemão na Conferência Rio+20, que foi organizado pelos próprios líderes comunitários, onde puderam apresentar seus projetos locais sociais, culturais, ambientais e sustentáveis em todas as estações do Teleférico do Complexo do Alemão, nos morros do Adeus, da Baiana, do Alemão, do Itararé e Palmeiras.

A programação incluiu ainda oficinas, estandes sobre eficiência energética, desfile de moda com roupas e acessórios feitos com materiais recicláveis como garrafas PET, atividades culturais, dança, música entre outros.

A apresentação

O Arquiteto da Felicidade participou do evento em parceria com Milton Nazareno, diretor da ONG CEDAS, no debate sobre a temática central da Conferência Rio+20: “a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável”, apresentando o tema Desenvolvimento Sustentável e Felicidade.

A apresentação foi preparada com base o artigo sobre Meio Ambiente da série Talentos da Felicidade e teve como enfoque envolver as demais dimensões da vida que precisam ser atendidas conformes suas prioridades e necessidades locais, na busca de uma vida mais feliz e desenvolvida.

Este debate foi realizado dentro da tenda do projeto Comunidade Eficiente da Light e reuniu os lideres comunitários das comunidades que compõem o Complexo do Alemão e representantes das ONGs que atuam no local. Ao final da apresentação, a discussão foi aberta aos presentes, que compartilharam suas realidades locais.

Minhas impressões

O assunto foi bem aceito pelo público presente. Os lideres locais conseguiram compreender a necessidade de se considerar a felicidade das comunidades a partir do atendimento das necessidades das pessoas conforme suas prioridades.

Um dos líderes comentou sobre a importância do projeto de instalação do teleférico, o desenvolvimento da comunidade e as carências não atendidas pelo projeto, com o abastecimento de água e retirada do lixo e do entulho de obra.

A crença das pessoas era que a Rio+20 não vai atingir diretamente as pessoas, e que não adianta preocupar-se diretamente com o consumo consciente, emissão de gases do efeito estufa e mudanças climáticas sem o atendimento prioritário das necessidades locais do desenvolvimento e da qualidade de vida das pessoas.

O tempo foi curto, mas ficou a promessa de retornar à localidade para um debate com maior tempo e estrutura para acolher mais pessoas dispostas a discutir o desenvolvimento nesta visão.

O importante dessa experiência prática foi a sensação do dever cumprido, de ter realizado aquilo que assumi como missão para o Arquiteto da Felicidade:

‘Promover a Felicidade e ajudar pessoas a priorizarem o que realmente importa na busca de uma vida mais feliz e desenvolvida’

Espero ter contribuído com a Felicidade. E que ela chegue para ficar no Alemão!

Continue a seguir o Arquiteto da Felicidade nesta saga para levar a Felicidade ao encontro da Rio+20. Se não dá pra salvar o planeta, que tal tentar salvar a conferência?

Até a próxima!

Leia também

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s