Desenvolvimento Sustentável está na moda

“A moda vai e volta. O lixo também.”

Instituto Coca-Cola

Se perguntassem a mim qual seria a tendência para a próxima estação, com certeza apostaria no verde. A natureza esta em voga, e se não acompanharmos esta tendência, como dizem no mundo da moda, não estaremos “IN”, mas “UP”.

Desenvolvimento Sustentável: um velho conceito nos novos tempos

A expressão desenvolvimento sustentável  é a nova pauta do século XXI. Em voga desde o século passado,  podendo considerar o seu nascimento com a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio  Ambiente Humano de 1972, em Estocolmo, pode-se traduzi-la em uma breve sentença: o homem não é eterno.

O conceito surgiu na década de 70, em um contexto de controvérsia sobre as relações entre o crescimento econômico e o meio ambiente. Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

O que se propõe desde então é a busca por meios eficazes que amenizem toda a degradação ambiental realizada pelo homem ao longo do tempo. Contudo, independentemente do caminho que escolhemos seguir, somente prorrogará ou precipitará a existência do homem no Planeta Terra; e não apenas de nossa espécie como dos demais seres vivos.

Nosso meio ambiente pede socorro há muito tempo

Fonte: Microsoft Office

O atual contexto mundial internacional está diante da degradação do meio ambiente global: aumento da população, destruição dos habitats e da biodiversidade, desertificação, derretimento das calotas polares, degradação da camada de ozônio.

Até agora ocorreram entre 14 a 18 extinções em massa, das quais, pelo menos, as 5 grandes, com influências exteriores. Um novo androide só deverá chocar com a Terra daqui a uns 13 milhões de anos.(1)” 

Estas  são apenas algumas das hipóteses que, isoladas ou conjuntamente, vão impor ao Planeta Terra uma nova realidade. Se sobreviveremos ou não, somente o futuro poderá dizer.

Reciclar as ideias reinventando a moda

Nunca falou-se tanto em meio ambiente quanto neste novo século. Nem mesmo a ECO/92  causou tanto frenesi na sociedade quanto a atual Conferência  Rio+20.

Como a semana da moda, onde diversas pessoas frequentam os desfiles e emitem a sua opnião sobre as novas tendências e estilos, com a Conferência do Rio surgiram diversos “estudiosos” do assunto, pessoas que antes nunca se importaram com a reciclagem e uma enorme mobilização do país em torno da questão ecológica.

Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), conhecida também como ECO-92, Rio-92, Cúpula ou Cimeira da Terra, realizada entre 3 e 14 de junho de 1992 no Rio de Janeiro, reuniu mais de cem chefes de Estado que buscavam meios de conciliar o desenvolvimento sócio-econômico com a conservação e proteção dos ecossistemas da Terra. (4)

Se é antiquado usar em 2012 um vestido ao estilo rococó, também é preciso bom senso quando o assunto for o meio ambiente. O mundo que contemplamos atualmente não se equipara ao painel discutido em 1992. Apesar da necessidade de maior entendimento quanto a magnitude dos problemas que realmente estamos enfrentando, a sociedade de hoje dispõe  melhor acesso às informações. Não podemos terminar a Cúpula do Rio + 20 com os mesmos anseios frustrados da Rio/92.

(*) Erica Beatriz Oliveira é advogada, Pós-Graduada em Direito Internacional e Direitos Humanos pela Universidade Cândido Mendes, Mestranda em Direito Internacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Parceira Editorial do blog.

____

FONTE:

(1)   CONDESSO, F. R. . Direito do Ambiente. Coimbra: Almedina, 2001, p. 90

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s