Talentos da Felicidade – Parte 1: Dinheiro

Venho propor uma reflexão sobre o mosaico que criei acima. As oito palavras ou expressão são as dimensões do tipo de vida que o ser humano valoriza e busca atender com seus recursos de modo a atingir a felicidade. Cada personalidade associada à dimensão representa casos de sucesso de pessoas de talento que alcançaram exito priorizando dimensões diferentes. Suas escolhas revelam nos nossos dias como bem sucedidas, tornando cada um deles uma referência na sua dimensão.

Ressalto que esta lista não tem caráter de elegê-los como os melhores, pois estaria certamente cometendo injustiças. Escolhi cada um apenas pelo critério de popularidade para facilitar o raciocínio.

O que quero dizer com isso? Acredito que o êxito na busca de uma vida mais feliz e desenvolvida passa pela priorização de uma das escolhas e remediando as outras, assim como eles os fizeram. E um critério importante é descobrir o próprio talento e orientá-lo para a prioridade escolhida. Ou seja: os valores orientam a prioridade e o talento coloca a prioridade à prova e ratifica a escolha.

Nesta série de oito artigos tentarei abordar com mais detalhes este conceito, apresentando os talentos dessas pessoas associados ao tipo de vida que incorre na escolha da prioridade pelo talento. Comecemos pelo dinheiro.

Parte 1 – Dinheiro e Eike Batista

Num primeiro momento, a priorização desta dimensão como norte para a felicidade pode ser interpretado como materialismo, consumismo, futilidade, egoismo, pois temos a idéia de pessoa que não gasta dinheiro e coloca tudo debaixo do colchão, ou como o avarento de Molière.

Não é desse tipo de gente que falo, pois não há talento em juntar dinheiro, mas na felicidade que consiste em construir riquezas e promover a prosperidade.

Eike Batista é um exemplo desta visão. Integrante da lista das 10 maiores fortunas do mundo, Eike tem consigo o desejo chegar ao topo, uma enorme ousadia para um sujeito nascido fora do mundo desenvolvido e do poços de petrróleo do Oriente Médio. Sua biografia mostra que a fortuna que construiu e que não para de crescer é fruto de uma enorme habilidade com os negócios e uma visão empreendedora, a Visão 360º, que o impulsiona a fazer seus investimentos com ousadia e inteligência.

O resultado desta visão fez com que sua fortuna fosse maior que o seu colchão, expandindo-se ao território e impactando na vida de seus funcionários, governos e habitantes locais, transformando fortemente a realidade.

Pessoas com talento empreendedor que tem consigo o desejos de prosperidade necessitam empenhar sua vida na busca do acúmulo de recursos e investimentos sérios, de modo que a riqueza acumulada seja necessária e suficiente aos investimentos prioritários e no atendimento as outras dimensões importantes não priorizadas, que compensassem a ausência da família (Eike viveu na Europa na adolescência para conseguir meios para empreender) e seus relacionamentos pessoais (é separado e tem três filhos).

Realmente é um preço alto que nem todos estão dispostos a pagar. Transcrevo abaixo um trecho do artigo de Luiz Fernando Emediato, um jornalista que contemplou a vida de Eike Batista, mas não seguiu na integra, prefeiru ater-se aos princípios de sua felicidade:

“O atrevido Eike afirma que é livre para selecionar suas amizades, faz o que quer com seu dinheiro e se orgulha disso. Eu faria a mesma coisa. Quando cruzei com ele comprando ouro em Itaituba, há 32 anos – aquele rapaz magrelo, com botas e chapéu-, confesso que pensei em seguir seu exemplo. Infelizmente, continuei apenas jornalista e editor; como tal, não tenho dinheiro nem avião para emprestar, mas apenas princípios e histórias para contar. Com meus princípios, convicções e palavras, eu faço o mesmo que Eike faz com o dinheiro dele. Ou seja: são meus, faço com eles o que bem quero, sem prestar contas a ninguém. E me orgulho disso”.

A busca da felicidade como riqueza e prosperidade: é a sua também? Deixe seu comentário ou opinião no blog ou na postagem do meu perfil do Facebook.

A seguir o tema será a saúde. Aguarde!

Sigam-me os bons!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s