Arquitetura como celebração da vida

E como ser na prática um arquiteto da felicidade?

Uma das formas se colocar o conceito derivado do estudo da monografia surgiu no ano passado, a partir de uma demanda por elaboração de um projeto de arquitetura para reforma geral de um barracão de bloco carnavalesco. O cliente demandava uma proposta diferenciada para captar patrocínios e custear a obra. Então foi criada uma abordagem que fazia a ligação entre o conceito e a prática: a arquitetura como celebração.

Convidei a minha amiga Joana Norte, e em conjunto construimos um conceito inovador em apresentação de propostas. O texto abaixo é um extrato do produto final, que é um texto de introdução da proposta de projeto de arquitetura como celebração, pelo qual fazemos um convite ao cliente: vamos celebrar a vida sem medo de ser feliz, fazendo dos espaços que habitamos espelho daquilo que desejamos ser.

———————————————————————————–

É com muita alegria e satisfação que apresentamos esta proposta diferenciada para celebrarmos um contrato. É tempo de celebrar!

E o que é uma celebração? Mais de que um acordo entre partes interessadas, o ato de celebrar é uma realização solene de um evento importante e que geralmente precisa ser comemorado, festejado e revivido.

Celebramos momentos que  tem significado histórico e afetivo na nossa vida e se atribui um valor. Celebramos datas importantes, aniversários, casamentos, vitórias, campeonatos, conquistas pessoais, viradas de ano, e demais momentos especiais, acompanhados geralmente por sentimentos de admiração, solidariedade, satisfação, fraternidade e que contagia pessoas que amamos e estão ao nosso redor. Estes momentos especiais em nossas histórias de vida deixam de ser uma simples moeda de troca e passam a ser um compartilhamento de valores preciosos que desejaremos que sejam duradouros.

Como arquitetos, ao reconhecer os valores de cada projeto idealizado pelo cliente temos a exata noção da importância do nosso papel de concretizar os sonhos e as realizações. Porém, mais importante que a habilidade técnica ou os materiais de construção que se erguem, serão mais valiosos os momentos que desejamos viver o sonho que nasce da mente e do coração do indivíduo. E este é um processo que amamos intuitivamente, é como se ele tivesse vontade própria de se realizar e quer conquistar aqueles que acreditam verdadeiramente.

Deste modo, por compartilharmos da mesma esperança e que os seus valores também são os nossos, consideramos é que este documento é um testemunho público da nossa fé, pois acreditamos verdadeiramente que todo o empenho necessário nos conduzirá na possibilidade de realização deste projeto e que nós também compartilhamos da necessidade de construir uma arquitetura representativa, que traduza concretamente a esperança duradoura destes valores e que serão plenamente vividos pelos que trabalharão, construirão e habitarão este espaço.

Assim, nos colocamos à disposição de fazer mais do que apresentação uma proposta comercial. Convidamos você a uma experiência de vida única de compartilharmos o significado deste projeto e de atribuirmos um valor verdadeiro, motivo de alegria, felicidade e muitas celebrações.

Agradecemos o convite, esperançosos em celebrar mais uma vez um momento histórico nas nossas vidas.

Felicidades!

Robert Jeferson e Joana Norte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s